Produção industrial cresce em maio, após queda em abril, aponta CNI - Revista Anamaco

Desempenho positivo

Produção industrial cresce em maio, após queda em abril, aponta CNI

Texto: Redação Revista Anamaco

A Sondagem Industrial, pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta para resultados positivos em maio. Segundo o estudo, a produção industrial, que tinha caído em abril, cresceu. O índice ficou em 52,8 pontos e é o melhor resultado para o mês desde 2017, o que indica um maio mais intenso do que os quatro anos anteriores. O índice varia de 0 a 100, com linha de corte em 50 pontos, os dados acima desse valor indicam crescimento e abaixo, queda na comparação com o mês anterior. 
Outro dado apontado pelo levantamento é que o índice de evolução do número de empregados subiu para 51,1 pontos, afastando-se da linha de 50 pontos. Já são 11 meses seguidos sem que o índice registre queda do emprego na indústria.
Já a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) alcançou 70% em maio, o que representa crescimento de dois pontos percentuais em relação a abril. A UCI se encontra 15 pontos percentuais acima da registrada em maio de 2020, que foi o primeiro mês de recuperação após a crise da primeira onda de Covid-19. O percentual é o maior para o mês desde 2014, quando alcançou 71%.
A pesquisa aponta que o índice de estoque efetivo em relação ao planejado registrou 49,2 pontos em maio, um recuo de 0,4 ponto na comparação com abril.  Ainda assim, permanece relativamente próximo à linha de 50 pontos, indicando que os estoques estão próximos ao planejado pelas empresas.
Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, explica que é importante notar que os estoques seguem próximos ao desejado. Esse fato, aliado à atividade positiva, reflete-se nas expectativas positivas para os próximos meses. “É diferente do que ocorreu no ano passado, quando houve um pessimismo generalizado, em março e abril com o início da pandemia. Neste ano, mesmo em março, quando percebemos uma queda, os empresários nunca deixaram de ficar otimistas e, desde então, esse otimismo vem aumentando”, avalia.
Ainda segundo o estudo, o otimismo dos empresários industriais em relação aos próximos seis meses voltou a crescer em junho. O índice de expectativa de demanda aumentou 1,2 ponto em relação a maio e está 11,2 pontos superior ao registrado em junho de 2020. Esse é o maior nível do indicador em 2021. O otimismo em relação à exportação permaneceu praticamente constante em relação ao mês anterior: alta de 0,1 ponto.
A intenção de investimento, por sua vez, aumentou em relação a maio e segue acima da média histórica. O índice de intenção de investimento alcançou 57 pontos em junho de 2021. Trata-se de alta de 1,2 ponto em relação a maio. O índice se encontra 15,6 pontos acima do registrado em junho de 2020.

Foto: Adobe Stock

Produção industrial cresce em maio, após queda em abril, aponta CNI
Compartilhe esse post:

Comentários