Ecomac Bahia 2018

Profissionalização - o caminho para o futuro

Texto: Redação Revista Anamaco

Dando continuidade ao ciclo de palestras no Encontro dos Comerciantes de Material de Construção (Ecomac Bahia) desta sexta-feira (19 de outubro), Alexandre Cohim, economista e sócio da Leo Madeiras de Salvador (BA), tratou do tema "Profissionalização - O Caminho para o Futuro”.  No início de sua apresentação, o empresário explicou a origem da palavra profissionalização, que deriva da junção de duas outras palavras do latim, significa "reconhecer publicamente algo  que alguém se predispõe a fazer". Com base nisso, Cohim explicou que uma companhia que quer crescer e se perpetuar deve ter personalidade. "Uma empresa só vai ser reconhecida pelo cliente se tiver personalidade. Porque se não tiver será igual a tantas outras e quem é igual a outros não é ninguém", observou.
O executivo lembrou que o mundo está mudando muito rápido, que o comportamento das pessoas também se altera ao longo das gerações e que cabe às empresas acompanhar essas mudanças. Cohim revelou que a Leo Madeiras está passando por um momento de crise e que não consegue imaginar a empresa no futuro. Segundo ele, atualmente, as lojas da Rede não conseguem se diferenciar dos concorrentes. A dificuldade enfrentanda, entretanto, não está paralisando os negócios. Muito pelo contrário. Está em busca  de novas experiências. "Estou com uma viagem marcada para o México para conhecer as lojas de madeira mexicanas. Ainda não encontramos o caminho, mas estamos buscando uma solução. O caminho é ser pró-ativo. O que não posso é ficar parado", reforçou.
P caminho para o futuro, no seu entendimento, passa por algumas vertentes. Segundo ele, o empresário tem de pensar na estratégia da companhia, conhecer o público que quer atender e que mix vai oferecer a esse público. "Na Leo, nosso cliente mais forte é o marceneiro. Temos o cliente comum, mas toda a estratégia é pensada para atender ao marceneiro", garantiu.
Cohim lembrou ainda que o novo consumidor não quer apenas bom atendimento. Ele quer mais. Quer se sentir em casa na loja, quer serviços que o auxiliem e quer itens que tenham a ver com a sua personalidade. Segundo ele, é necessário transcender o atendimento e proporcionar uma experiência de compra", reforçou.
O palestrante comentou, ainda, que todas as lojas, não importa o seu tamanho, devem investir em um sistema eficiente de Tecnologia de Informação e também acredita que a conectividade é fundamental. "O telefone celular democratizou a comunicação digital e as empresas têm de estar nesse mundo", ressaltou Cohim.
Por fim, o empresário explicou que as companhias precisam definir onde querem chegar e como fazerem para chegar ao objetivo. "Profissionalizar é colocar as pessoas certas, nos lugares certos e com um propósito definido", ensinou.
O segundo dia do evento mescla conteúdo, lazer, negócios e permite o encontro dos profissionais do setor em um ambiente descontraído. Esta noite, haverá apresentações variadas aos participantes do Ecomac, como o taikô, que engloba uma variedade de instrumentos japoneses de percussão; um Comic Show e será finalizada com muita música e animação, que ficará por conta da Banda Chiclete com Banana.

A cobertua completa da palestra de Alexandre Cohim e do Ecomac-BA poderá ser conferida na edição impressa 300 da Revista Anamaco

Foto: Divulgação/Grau 10 Editora

Profissionalização - o caminho para o futuro
Compartilhe esse post:

Comentários