Programa da Suvinil visa desenvolvimento do varejo no setor de tintas
Texto: Redação Revista Anamaco
A Suvinil está celebrando 15 anos do programa Elo do Futuro, que capacita sucessores de negócios familiares de lojas parceiras da fabricante por meio de treinamentos que incentivam o desenvolvimento planejado e mais profissionalizado dos revendedores, com foco em boas práticas de governança.
Conectado às necessidades dos parceiros e do mercado, o programa incentiva o crescimento sustentável do varejo. Até o momento, a Suvinil é a única fabricante que disponibiliza um treinamento dedicado, com exclusividade, para lojistas do setor.
Desde o lançamento da iniciativa, que está na 13ª edição, foram 170 formados, somando um investimento aproximado de mais de R$ 2 milhões desde sua primeira edição, dos quais 40% Basf e 60% coparticipação dos clientes. No Elo do Futuro, os participantes vivenciam um mix entre uma imersão na cultura corporativa da companhia e cases relacionados ao varejo de tintas.
Renato Rocha, diretor Comercial das Tintas Decorativas Basf para América do Sul, frisa que isso significa que o programa é totalmente customizado às necessidades dos clientes, que estão no centro das ações e das tomadas de decisões da Suvinil, para que evoluam em diferentes frentes da gestão de suas próprias empresas e, assim, contribuam para a evolução do varejo. “No Brasil, cerca de 85% das empresas de varejo são familiares e, aqui na Suvinil, 90% de nossas vendas são por meio desses negócios. Por isso, enxergamos o programa como uma grande contribuição para o setor de tintas e para o seu varejo”, explica.
Todos os anos, cerca de duas edições do programa são promovidas para clientes Select (que revendem Suvinil, exclusivamente) e Multimarcas. Ao todo, são realizados três encontros com duração de três dia cada, totalizando 72 horas de conteúdo imersivo para a formação. As mulheres representam 43% dos sucessores já formados.
Balizada em principais pilares - direcionamento estratégico, processos e rotinas e sistema de gestão de pessoas -, a iniciativa oferece aulas de diferentes temas, como gestão financeira e de pessoas, marketing e vendas, compliance, direitos e tributos, planejamento, missão, visão e valores, entre outros.
Foto: Divulgação