Programa da Tigre incentiva a doação de recursos do IR para a comunidade
Texto: Redação Revista Anamaco
Com o objetivo de manter os recursos para a área social nas regiões onde eles são gerados, o Grupo Tigre, por meio do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), seu braço social, estimula seus profissionais a destinarem parte do imposto de renda devido aos fundos da infância e adolescência das cidades onde mantém suas fábricas: Joinville (SC), Castro (PR), Rio Claro (SP), Rio de Janeiro (RJ), Escada (PE), Marechal Deodoro (AL) e Manaus (AM). Para tanto, a Tigre antecipa o valor que o profissional se propõe a doar e desconta, em até seis parcelas, no ano seguinte. “O Programa Atitude Solidária, que existe desde 2008, permite a autorização da doação na folha de pagamento. A participação é simples, desde que faça a declaração completa. Basta que o interessado preencha uma autorização, anexa ao folheto do programa e envie ao ICRH, que faz a gestão do processo, o acompanhamento e a fiscalização da aplicação dos recursos. É possível, ainda, contribuir com valores a partir de R$ 20,00, caso a declaração seja simplificada”, explica Júlio Cesar Franco, executivo do ICRH.
Franco reforça que, mesmo não sendo mais possível escolher para qual entidade o recurso será destinado, a doação contribui diretamente para a comunidade e beneficia pessoas próximas. “Nosso trabalho é conscientizar as pessoas de que não estão simplesmente doando seu dinheiro e sim direcionando para a comunidade uma parte do que deveriam pagar à Receita Federal”, explica.
Por meio do Programa já foram beneficiadas muitas ONGs e entidades sociais, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a Casa da Criança e do Adolescente de Castro (PR), e o Instituto de Reabilitação do Potencial Humano e Associação Amigos do Autista de Joinville.
Foto: Adobe Stock