Programa de Educação Ambiental da Eucatex realiza evento em Bofete (SP)
Texto: Redação Revista Anamaco
Impactar positivamente crianças para cuidar da natureza: esse é um dos objetivos do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Eucatex. No dia 23 de agosto, alunos do 6º ano da EMEFEI Florindo Juliani tiveram a oportunidade de participar do retorno do Programa em evento que ocorreu na Casa da Natureza, um espaço recentemente revitalizado para atividades socioambientais localizado em Bofete (SP).
Na ocasião, os 24 alunos de Bofete, juntamente com seus professores, foram recebidos pela equipe socioambiental da empresa e, durante a visita à Casa da Natureza, tiveram a oportunidade de participar de atividades teóricas e práticas conduzidas pela equipe de consultoria em educação ambiental da Eucatex, que abordaram conceitos ambientais relevantes para a região, incluindo a geografia local, a fauna, os mitos relacionados ao eucalipto e os benefícios das florestas.
Também fizeram parte da programação dinâmicas interativas, como o simulador de erosão, pirâmide da vida e encadeamento. Os alunos também puderam visitar o viveiro de mudas da companhia, guiados pelos especialistas.
De acordo com Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Bofete é uma das cidades que está na região que concentra mais de 40% da área no afloramento do Aquífero Guarani. O assunto foi tratado na palestra para as crianças, já que esta região é conhecida como uma das maiores reservas de água subterrânea do mundo e a maior da América do Sul. O Aquífero é uma formação geológica com muita areia e pouca argila, características que facilitam a absorção das águas das chuvas que ficam confinadas em rochas a centenas de metros de profundidade. Ele se espalha, também, pelos territórios da Argentina, do Paraguai e do Uruguai, sendo que pelo menos 70% dele está no Brasil.
A ação contou com a presença da equipe socioambiental da Eucatex, composta por Luísa Pereira Marques, supervisora Socioambiental; Rafael Carvalho de Pinto, analista Socioambiental; Olavo Costa Candolo, analista de Tecnologia e Meio ambiente; e Josiane Borraschi Siqueira, analista Socioambiental.
Foto: Juliana Victorino - Agência Jacarandá/Divulgação