Programa de mentoria impulsiona desenvolvimento de lideranças femininas
Texto: Redação Revista Anamaco
Promover a diversidade e a liderança feminina em cargos estratégicos e de tomada de decisão. Esse é o foco da multinacional francesa Saint-Gobain em seus programas de mentoria de carreira. No Brasil, uma iniciativa, batizada de Por Elas Para Elas, é direcionada, exclusivamente, para suas colaboradoras mulheres e é celebrada pelos bons resultados. O programa, iniciado em 2022, capacitou 50 participantes e mais da metade delas conquistou movimentações ou promoções dentro da empresa.
Juliana Mirkhan, gerente Sênior Business Partner da Saint-Gobain Produtos para Construção e mentora do programa, conta que é uma experiência significativa poder dividir sua trajetória de carreira, além de aprender muito com a troca. “O principal desafio foi tomar o cuidado de não interferir nas escolhas da mentorada. Sempre que compartilhava minhas experiências, deixava claro que ela deveria absorver apenas o que fazia sentido para ela e tomar suas próprias decisões”, afirma.
Segundo ela, todos os 39 mentores voluntários são líderes experientes da Saint-Gobain, com ampla bagagem em gestão e orientados a proporcionar às mentoradas um espaço aberto e dinâmico para que possam, de fato, aprimorar suas competências profissionais e pessoais. “O programa é direcionado para colaboradoras com potencial de liderança a curto prazo ou em posição inicial de gestão, selecionadas com base em avaliações de potencial e desempenho”, explica.
Cada edição dura entre seis meses e um ano, com sessões de mentorias individuais e treinamentos para desenvolvimento de soft skills, rodas de conversa com alta gestão e diversas outras atividades.
Na análise de Juliana, investir em iniciativas que impulsionam a progressão de carreira de mulheres é essencial para que as organizações tenham maior equilíbrio de gênero em posições de liderança. “O programa é ainda mais especial por ser 100% feito por mulheres mentoras que já alcançaram posições de liderança, trazendo inspiração e exemplo de casos reais às participantes”, complementa a gerente.
Claudia Ramos, diretora Executiva de RH Brasil da Saint-Gobain, os programas de mentoria visam criar um ambiente de evolução profissional e pessoal, capacitando as colaboradoras com habilidades de gestão essenciais, enquanto impulsiona sua jornada rumo à liderança. Ao mesmo tempo, cria uma via de mão dupla, fomentando uma cultura de troca, apoio mútuo e crescimento contínuo. “Ao capacitar as mulheres dentro da organização, a empresa está investindo não apenas em seu sucesso individual, mas também no sucesso sustentável de suas equipes e no alcance de seus objetivos estratégicos de diversidade e inclusão, com este desenho de uma liderança mais diversificada e representativa”, finaliza Claudia.
Foto: Divulgação