Programas de fidelidade entram no radar de lojas de material de construção - Revista Anamaco

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Programas de fidelidade entram no radar de lojas de material de construção

Texto: Redação Revista Anamaco

Diferente dos supermercados e outros setores onde as compras são mais recorrentes e os programas de fidelidade estão consolidados, as lojas de material de construção ainda estão começando a descobrir e a aproveitar os benefícios dessa estratégia para a atração e retenção de clientes. Essa avaliação é da Área Central, empresa de tecnologia e inteligência para grupos de negócios, que lançou a plataforma Acerta, um aplicativo customizável para a criação de programas de fidelidade.
Aline Michelin, diretora de Operações da Área Central, conta que a empresa fez uma sondagem com mais de 40 Redes de lojas de material de construção e verificou que, apesar de grande parte dos negócios não ter estratégias do gênero, a ampla maioria tem interesse em fornecer opções de benefícios para seus clientes no curto, médio ou longo prazo.
Segundo ela, há um entendimento comum entre os empreendedores do setor de que a experiência que os supermercados tiveram - e ainda têm - com os cartões e os programas de fidelização serão absorvidos no varejo de construção civil. O processo de adaptação segue a mesma lógica de que os movimentos comerciais de um segmento são adaptáveis para o outro, desde a forma de gestão até as táticas de vendas. É raro um supermercadista que não pense em aplicar um programa de fidelidade, pois os seus concorrentes já têm essa prática. As lojas de material de construção estão percebendo que precisam fazer mais quanto ao relacionamento com os clientes e as estratégias comerciais. A boa notícia para esses empresários, é que a prática de programas de fidelidade no ramo de atuação deles, ainda é novidade, então quem começar, agora, sairá na frente do mercado”, avalia Aline.
A diretora lembra que, no caso do mercado de material de construção, embora a recorrência de clientes seja menor, os lojistas sabem identificar em que parte da obra um cliente está, observando o que ele compra e o que o precisará comprar dali em diante. “Os programas de fidelidade são capazes de gerar dados valiosos para que esses empreendimentos consigam gerenciar o comportamento dos consumidores e façam ações com uso de inteligência e maior assertividade”, pontua.
De acordo com Jonatan da Costa, CEO da Área Central, os programas de fidelidade tomaram conta do varejo, mas muitas vezes são vistos como uma estratégia acessível apenas para grandes companhias ou setores específicos, como em Redes de supermercados, viagens, farmácias ou lojas de roupas. “Queremos mudar essa ideia com uma plataforma que atende a esses públicos, mas também gera oportunidades e competitividade para negócios de nichos ainda pouco explorados, como redes de material de construção, academias e suplementos”, finaliza.

Foto: Divulgação

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