Projeto Anjos do Futsal, idealizado e organizado pela Anjo Tintas, completa 20 anos
Texto: Redação Revista Anamaco
O projeto Anjos do Futsal, idealizado e organizado pela Anjo Tintas, completa 20 anos. Com o objetivo de afastar crianças e adolescentes da violência e das drogas, ensinar as técnicas do futebol de salão, incentivar a prática desse esporte e colaborar na formação de cidadãos, o projeto cresce a cada ano, buscando ampliar o alcance desse público jovem que gosta de aprender.
Atualmente, mais de 1.200 garotos participam em 26 núcleos de 21 municípios do Estado de Santa Catarina. "É um orgulho sermos protagonistas de um projeto como o Anjos do Futsal, que colabora com a vida de muitas famílias", destaca Filipe Colombo, CEO da Anjo Tintas.
Na sua análise, o esporte é uma ferramenta importante para ensinar valores como disciplina, foco, resiliência, trabalho em equipe e respeito a regras: "Esses ensinamentos são fundamentais para formação de cidadãos de bem", completa.
Embora o objetivo principal não seja esse, o projeto revelou jogadores e vários talentos estão jogando profissionalmente. Quatro deles fizeram parte da seleção brasileira de futsal. Há jogadores em equipes na Itália, Espanha, Catar e em outros times nacionais reconhecidos. "Nosso trabalho constante e com disciplina também consegue formar atletas, por isso temos resultados diferenciados", acrescenta Jean Reis, coordenador do projeto.
O Projeto envolve crianças e adolescentes de até 16 anos que, necessariamente, devem frequentar a escola. Para estimulá-los, mantê-los motivados e descobrir talentos, o Anjos do Futsal realiza, anualmente, o Campeonato Interno de cada núcleo, o Festival de Futsal e o Campeonato Regional Anjos do Futsal, oportunidades em que todos os pequenos atletas têm para jogar em competições e aprender a enfrentar desafios, amadurecer e colocar em prática o que aprendem nos treinos.
De acordo com Colombo, o Anjos do Futsal também é envolvido com a comunidade e realiza campanhas que incentivam ações não só dos meninos participantes do projeto, mas da população em geral. Entre elas, estão campanhas de doação de sangue, realização de jogos de futsal solidários para arrecadação de donativos, atividades no trânsito para conscientização da importância dos cuidados na direção, entre vários outros. Além disso, alguns núcleos fazem atividades extras com os alunos como visitas em APAE e na Polícia Militar, encontros de famílias dos pequenos atletas, etc.
Foto: Divulgação