Projeto de reuso de água da Sika Brasil conquista prêmio Energy Globe Award
Texto: Redação Revista Anamaco
O projeto “Reuso de Água na Sika Brasil” sobre o tratamento e a reutilização de água em algumas plantas do Brasil, implementado pela empresa, venceu a edição 2023 do Energy Globe Award, considerado o prêmio de sustentabilidade mais importante do mundo. A premiação ocorreu no Consulado da Áustria. Realizada há mais de 20 anos, a iniciativa premia soluções inovadoras para problemas ambientais, com projetos e campanhas voltados a ampliar a conscientização sobre sustentabilidade. Ao todo, 30 mil projetos sustentáveis, de 180 países, concorreram aos prêmios no ano passado, nas categorias água, terra, fogo, ar e juventude.
A Sika Brasil venceu na categoria água e a notícia foi recebida com muita alegria. “Ganhar esse prêmio é, sem dúvida, um marco na história da Sika Brasil. Há um ano, notamos oportunidades com relação aos indicadores de água e começamos o projeto de reuso de água em algumas de nossas plantas. Os números melhoraram exponencialmente e o prêmio nos traz a segurança de estarmos no caminho correto. Essa conquista reflete o compromisso inabalável da empresa com a sustentabilidade e a inovação em todos os aspectos de nossos processos”, pontua Michelle Nespoli, gerente de ESG Latam da Sika.
Segundo ela, a companhia assume um compromisso com o crescimento sustentável e o aumento do valor da empresa na sua Estratégia 2028, que se baseia em quatro pilares principais: Penetração de Mercado, Inovação e Sustentabilidade, Aquisições, Pessoas e Cultura. Dentro da frente de sustentabilidade está, dentre outros, o objetivo relacionado à preservação dos recursos naturais, de modo a reduzir o uso de água, energia e geração de resíduos em 15%. “Ao priorizar o uso eficiente da água e aplicação dos conceitos de economia circular, o projeto “Reuso de Água na Sika Brasil” demonstra estar totalmente alinhado à estratégia 2028”, frisa a gerente.
Michelle explica que, a partir do reaproveitamento de águas residuais tratadas e da coleta de água de chuva em diversos locais de produção, a empresa conseguiu reduzir em grande escala o consumo de água nos últimos anos.
Foto: Divulgação