Projeto leva energia elétrica limpa, segurança e conforto à comunidade baiana
Texto: Redação Revista Anamaco
A comunidade de Xique-Xique (BA) foi beneficiada por um projeto da Neoenergia para a geração de energia solar, resultado de uma parceria entre a Siemens e a Micropower-Comerc (MPC). No total, 110 residências e seus cerca de 400 habitantes, além de uma escola, um poço artesiano e o centro comunitário passaram a usufruir de todos os benefícios decorrentes da instalação de uma microrrede abastecida por energia solar.
Localizada em uma área isolada, a comunidade não conta com linhas de transmissão de eletricidade e teve na usina com placas fotovoltaicas a solução para levar eletricidade aos habitantes do município, aproveitando as características do clima na região de grande incidência solar.
A Siemens foi responsável pela implantação do sistema “Microgrid Controller”, o componente de controle central que monitora e coordena a alimentação das várias usinas de geração local, e a MPC ficou encarregada da engenharia e do fornecimento de baterias de armazenamento e infraestrutura que garantirão a distribuição de energia para a comunidade por até 48 horas quando não houver radiação solar suficiente para a conversão.
Segundo o diretor da divisão de Eletrificação e Automação da Siemens, Fábio Koga, a iniciativa é importante para a Siemens e, principalmente, para as famílias, pois levou inclusão, segurança e maior qualidade de vida para todos. “Falamos muito sobre aplicação de tecnologia com propósito, sustentabilidade e descarbonização. Aplicar esses conceitos e viabilizar o projeto que levou energia elétrica a Xique-Xique nos enche de orgulho e satisfação. A nova planta é 100% renovável, com capacidade de 243 KWp de produção de energia limpa e totalmente autônoma”, afirma. “A iniciativa poderá beneficiar outras comunidades. Estamos promovendo desenvolvimento econômico e social para as pessoas", completa o diretor de Processos e Tecnologia da Neoenergia, Heron Fontana.
O sistema instalado deverá garantir um consumo médio de energia de 80kWh para os moradores locais e o uso das baterias garante o fornecimento seguro e limpo para a comunidade. O projeto integra o programa Luz para Todos, realizado em parceria entre o Governo Federal e distribuidoras de energia.
Foto: Adobe Stock