Projeto Ninho de Pássaros é inaugurado em Campos do Jordão (SP)
Texto: Redação Revista Anamaco
Criado há dois anos na região da Serra da Cantareira, em São Paulo, o projeto Ninho de Pássaros, uma iniciativa dedicada à preservação do meio ambiente, à sustentabilidade e à saúde humana, chegou a Campos do Jordão (SP).
A inauguração do projeto na cidade aconteceu, em 01 de julho, na Pousada Alto da Boa Vista, um local cercado pela beleza natural, com a instalação de cinco casas especialmente projetadas para abrigar as aves, proporcionando um espaço adequado para alimentação e construção de ninhos. Além disso, uma casinha foi doada para a sede dos escoteiros de Campos do Jordão, reforçando o compromisso com a educação ambiental e o envolvimento da comunidade local.
A ação, que conta com a parceria da AkzoNobel, por meio da sua marca Sparlack, busca criar um ambiente acolhedor e seguro para as aves, ao mesmo tempo em que promove a conscientização sobre a importância da proteção da natureza e da conexão do homem com os pássaros, com a instalação de casinhas para abrigar ninhos. “Essa é uma oportunidade para os participantes refletirem sobre seu papel na preservação da natureza e se inspirarem em adotar práticas mais saudáveis em seu dia a dia”, avalia Francisco Guetti, criador do projeto.
As casinhas do projeto foram construídas com madeiras reaproveitadas de obras, podas e descarte de madeireiras, demonstrando o comprometimento com a sustentabilidade e redução dos impactos ambientais.
Para garantir a durabilidade e proteção dessas estruturas, foi utilizado o produto Cetol Stain Balance da linha de protetores Sparlack, pois possuem uma película elástica e microporosa, que não trinca, não descasca e acompanha os movimentos naturais da madeira, além de causarem baixo impacto na natureza, por utilizar a Tecnologia Balance: A evolução do base água, emitindo menos gases poluentes na atmosfera e ajudando a cuidar do nosso meio ambiente.
A AkzoNobel abraçou a causa, como parte de seu compromisso contínuo com a sustentabilidade e a proteção ao meio ambiente. A empresa acredita que a preservação da natureza é uma responsabilidade compartilhada. “Nossos produtos podem, além de colorir, ajudar a proteger a madeira por mais tempo. É por meio da inovação sustentável que a AkzoNobel faz seus negócios. Assim como o projeto Ninho de Pássaros, nosso cuidado com o meio ambiente vai desde a seleção de matérias-primas até o uso do produto pelo consumidor final”, comenta Flavia Takeuchi, gerente de Sustentabilidade da AkzoNobel LatAm.
Para Juliana Parra, sócia no projeto Ninho de Pássaros, o objetivo central da ação é promover a harmonia entre a vida urbana e a natureza, incentivando a presença e a proteção das aves. “Pretendemos também sensibilizar a comunidade sobre a importância da conservação da biodiversidade e da preservação dos recursos naturais”, afirma.
Foto: Divulgação