Prolata fecha parceira com startup e espera aumento de embalagens de aço captadas - Revista Anamaco

Sustentabilidade

Prolata fecha parceira com startup e espera aumento de embalagens de aço captadas

Texto: Redação Revista Anamaco

A startup Rafa Resolve, que atua no mercado de resíduos da construção civil, é o mais novo entreposto da Prolata, associação sem fins lucrativos, criada em 2012 pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil para reciclagem de latas de aço pós-consumo. A expectativa é de que, até setembro, cinco unidades da startup tornem-se entrepostos: duas na capital paulista, nos bairros do Limão e Itaquera; e três na Grande São Paulo, sendo duas em Santo André, nos bairros Campestre e Jardim Ana Maria; e uma em Suzano, no bairro Casa Branca.
Com a parceria, a Rafa Resolve passa a segregar, receber e coletar latas de aço pós-consumo das lojas de material de construção, de construtoras e também de consumidores.
Após serem coletadas, todas as latas de aço são enviadas para a siderúrgica Gerdau, que as revaloriza na produção de novo aço. Hoje, os pátios da Rafa Resolve têm entre três mil m² e 20 mil m², permitindo o recebimento de grandes volumes de obras. Além disso, em cada um desses pátios a startup criou uma estrutura para acolher o pequeno consumidor que queira descartar até uma única lata. “Após um ano de fundação, buscamos parceiros para expandir nossa atuação em logística reversa. Ser um entreposto da Prolata nos permite aumentar, consideravelmente, as toneladas de aço coletado. Nossa expectativa é finalizar 2020 com cerca de 30 toneladas de lata de aço por mês, o que representa um aumento de 5% em embalagens de aço captadas pela Prolata no Estado de São Paulo”, comenta Rafael Teixeira, diretor da Rafa Resolve.
Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e diretora executiva da Prolata, destaca que hoje o País recicla 47% do aço consumido. A meta da Prolata, segundo ela, é chegar a 60% em 15 anos. “Nosso objetivo é criar condições para que a cadeia de reciclagem da lata de aço se complete, envolvendo os fabricantes de latas, de produtos, cooperativas, consumidor final e indústria siderúrgica. Contar com a Rafa Resolve como nosso entreposto amplia o acesso ao descarte adequado de latas de aço aos consumidores, revendas de materiais de construção e construtoras, além de garantir a destinação ambientalmente adequada do material e rastreabilidade”, explica Thais.
As unidades da Rafa Resolve recebem e coletam latas de tintas, de vernizes e de outros itens das lojas de material de construção e de construtoras. A lei 12.305/2010 estabeleceu que as latas de tintas imobiliárias usadas na construção civil e em reformas devem ser submetidas ao sistema de logística reversa comum. Isso significa que fabricantes de tintas, lojas, pintores profissionais e consumidores têm a obrigação de dar uma destinação ambientalmente adequada às latas vazias após a utilização. Dessa forma, as revendedoras e as construtoras podem levar as embalagens de aço vazias até uma das cinco unidades da Rafa Resolve ou ainda agendar a retirada em seu endereço. 
Após a entrega das latas, a Prolata e a Rafa Resolve emitem um certificado de destinação ambientalmente adequada, garantindo a rastreabilidade do material e a revalorização pela indústria siderúrgica.
As unidades da startup também deverão contar com PEVs da Rafa Resolve - Prolata para consumidores finais. Neles, os consumidores poderão levar suas latas de aço pós-consumo, como as de alimentos, de higiene, de tintas, de vernizes e demais itens, que são classificadas, separadas e posteriormente enviadas para a siderúrgica parceira, que as reutilizará como matéria-prima em seu processo de produção de novas chapas de aço. Os consumidores poderão também solicitar a retirada das latas em seu endereço.

Foto: Adobe Stock

Prolata fecha parceira com startup e espera aumento de embalagens de aço captadas
Compartilhe esse post:

Comentários