Promoções no ponto de venda
Texto: Redação Revista Anamaco
Os diretores da Santo Traço (SP), Douglas Madureira - que tem 22 anos de atuação no mercado, criando e ajudando empresas dos mais diversos segmentos a se reposicionar no mercado, alavancar vendas e criar experiências únicas - e Daniel Bueno - responsável em coordenar a implantação de projetos de arquitetura comercial, design para varejo e replicação de conceito de lojas em todo o Brasil, no segundo dia do Núcleo de Conteúdo promovido pela Grau 10 Editora/Revista Anamaco, em parceria com a RX Brasil - organizadora da Feicon, falaram sobre “Promoções no ponto de venda: como escolher as melhores ações". A Santo Traço desenvolve um trabalho de reposicionamento do negócio através do design e das estratégias da marca.
Eles destacaram que a loja deve fazer campanhas promocionais para atrair o consumidor, lembrando que 55% dos profissionais do setor decidem o que comprar no ponto de venda e este percentual salta para 70% no caso do consumidor final. "É dever da loja influenciar o cliente na tomada de decisão. Quando o lojista facilita para o cliente, mais rapidamente ele terá ideia do que precisa", disse Madureira.
De acordo com Bueno, para que a estratégia funcione, o vendedor precisa ter conhecimento e apresentar soluções técnicas ao consumidor. Quanto às estratégias a serem adotadas, eles ressaltaram que é necessário criar pontos de promoção interessantes na loja, promovendo por preço baixo, destacando, por exemplo: ofertas de oportunidade; somente hoje ou pague um e leve dois". Outra maneira é promover os itens por valorização: lançamentos, exposição diferenciada de produtos ou que tenham maior valor agregado. Os destaques devem estar inseridos de maneira inteligente na jornada de compra e alinhados com as estratégicas comerciais do negócio.
Na visão dos palestrantes, cada tipo de promoção tem sua função e deve fazer parte da jornada de compra do cliente. "O lojista tem de entender o espaço físico da loja como um local que comporta 'X' gôndolas e 'X' produtos, pensar na circulação do cliente na loja e apresentar as categorias de maneira inteligente e daí partir para a definição de oportunidades de ofertas a serem colocadas", disse Bueno.
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Foto: Alan Morici