Propensão ao consumo
Os paulistanos estão mais propensos a consumir do que estavam no ano passado. Isso é o que mostra a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) realizada, mensalmente, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
De acordo com o levantamento, na comparação entre agosto de 2011 e o mesmo mês deste ano, as famílias da capital paulista estão 1,9% mais determinadas a ir às compras. Com isso, o ICF registrou 142 pontos em uma escala que varia de 0 a 200 pontos e denota otimismo quando acima dos 100. Apesar de os paulistanos estarem mais animados do que no ano anterior, o ICF apontou recuo de 0,2% entre julho e agosto.
Em relação a julho, a avaliação dos paulistanos sobre sua situação no emprego atual e a perspectiva de crescimento profissional recuaram, respectivamente, 2,1% e 2,9%. Contudo, a Assessoria Técnica da FecomercioSP destaca que o movimento é natural e se deve a um receio de que a situação econômica se deteriore devido a um agravamento da crise na Europa.
O sentimento de que as condições econômicas podem se deteriorar influenciou, também, a perspectiva de consumo para os próximos meses que recuou 1,5%.
Paralelamente, os paulistanos acreditam que o acesso ao crédito também se tornou 1,4% mais difícil entre julho e agosto. Os números, entretanto, não preocupam, já que o indicador registra 140,5 pontos e 159,7 pontos, respectivamente, para esses quesitos. O que indica que, apesar da avaliação menos positiva, o paulistano se mantém bastante otimista. E o principal determinante para esse otimismo é a satisfação das famílias com a renda atual, que subiu 4,6% entre julho e agosto. A satisfação com esse quesito também foi determinante para o incremento notado no nível de consumo atual e momento para consumo de bens duráveis, que tiveram impulso de 1,4% e 0,8%, respectivamente.
A Intenção de Consumo das Famílias é apurada, mensalmente, pela Fecomercio junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.