Prysmian conquista prêmio da Nortel como destaque em sustentabilidade
Texto: Redação Revista Anamaco
A Prysmian é uma das vencedoras da premiação da Nortel, do Grupo Sonepar, que reconhece os fornecedores que mais se destacaram em performance, inovação e sustentabilidade em 2023. A empresa foi reconhecida como a fornecedora da distribuidora de material elétrico que mais se destacou na categoria Sustentabilidade. “É uma satisfação enorme para a empresa ser reconhecida pelos próprios clientes. Isso valoriza tudo que estamos fazendo em prol da sustentabilidade do planeta, sobretudo para acelerar a transição energética e digital brasileira”, afirma Felipe Augusto, gerente de negócios da Prysmian.
Segundo ele, a estratégia climática da companhia se ramifica em diferentes frentes, como a meta de atingir o zero líquido (net zero) em emissões de gases de efeito estufa em toda a sua cadeia de valor até 2050.
Augusto lembra que, ao longo de 2023, 37% das receitas globais da Prysmian estiveram ligadas a produtos sustentáveis, a exemplo dos cabos green, desenvolvidos pela empresa no Brasil, que utilizam em parta da sua composição componentes de origem vegetal.
Além disso, a companhia vem desenvolvendo, no Brasil, uma série de políticas de logística reversa junto aos clientes, culminando no reaproveitamento tanto dos grandes carreteis de madeira utilizados no transporte quanto dos próprios cabos. “Todas as sete plantas da Prysmian no Brasil utilizam 100% energia elétrica proveniente de matrizes renováveis, o que se alinha a outros processos para tornar as fábricas mais eficientes no uso de gás natural e na gestão dos resíduos e efluentes.
Bianca Bricio, gerente de Sustentabilidade do Grupo Sonepar, pontua que é muito satisfatório reconhecer a Prysmian por seu compromisso contínuo com a sustentabilidade. “Seus projetos inovadores, como o uso de materiais de fontes renováveis nos produtos, a reciclagem de cabos e o reaproveitamento de bobinas, são exemplos concretos de como a indústria pode evoluir de forma sustentável. Essas iniciativas contribuem para a preservação do meio ambiente e demonstram o impacto positivo que práticas sustentáveis podem ter nos negócios. Esse reconhecimento reforça a importância da colaboração entre fornecedores e distribuidores na construção de um futuro mais responsável”, afirma Bianca.
No plano social, a Prysmian estabeleceu metas globais como a de atingir 50/50 em gênero nas contratações para posições de escritório; 30% de mulheres em cargos de liderança sênior e uma proporção de 30% de executivos originários de nações etnias sub-representadas. “Todas essas metas representam o caminho que a Prysmian se comprometeu a trilhar para, de dentro para fora, liderar no Brasil e no mundo a transformação da forma como interagimos como o planeta e como utilizamos os recursos naturais dele para, cada vez mais, nos conectarmos uns aos outros de uma forma mais eficiente, saudável e segura”, completa Emerson Tonon, CEO da Prysmian no Brasil.
Foto: Divulgação