Prysmian desenvolve programa de logística reversa de cabos no Brasil
Texto: Redação Revista Anamaco
O Grupo Prysmian criou uma solução para destinar, corretamente, o excedente de cabos elétricos que não mais serão utilizados pelos clientes. O programa de logística reversa desenvolvido pela empresa integra clientes e fornecedores em etapas rastreáveis e auditáveis, o que proporciona segurança e credibilidade a todo o processo.
A iniciativa consiste no trabalho em equipe entre Prysmian (fabricante), clientes (distribuidores, construtoras etc.) e fornecedores (responsáveis pela destinação correta dos cabos). Dessa forma, após comprar os cabos da Prysmian, o cliente os utiliza e separa as sobras, organizando-as conforme a quantidade e as especificações. Os critérios de separação são estabelecidos na capacitação promovida pela companhia junto ao cliente.
Lineu Pataro, gerente de Logística da Prysmian, pontua que a capacitação é um dos grandes legados deste projeto, de modo que a prática de separação e descarte ambientalmente correto de cabos se torne um hábito sistematizado na organização.
Uma vez separadas as sobras, a empresa avalia todo o material e alinha o fluxo operacional e posterior destinação. Todo este processo ainda possui retorno financeiro atrativo aos clientes. “Mais uma vez, apresentamos ao mercado uma atrativa proposta de valor, capaz de contribuir com a transição energética e sustentável brasileira. Desenvolvemos um processo customizável, capaz de considerar as particularidades de cada cliente, onde a Prysmian atua como integradora da cadeia de abastecimento”, afirma.
A fase piloto do programa foi desenvolvida em parceria com o cliente Nortel, que pertence ao Grupo Sonepar. “Os resultados iniciais são animadores. Durante a fase piloto, conseguimos, juntos, recuperar 36 toneladas de cabos, o que nos permite ser otimistas com o potencial impacto ambiental e operacional desse programa quando estiver totalmente implantado com outros clientes”, comenta Pataro.
Marcel Ricardo Milhan, gerente de produtos e suprimentos da Nortel, diz que foi uma experiência inédita para ambos, e considera a fase piloto um grande sucesso. “É desnecessário explicar o quão importante é a circularidade para o futuro do planeta. Iniciativas como essa se alinham perfeitamente com as diretrizes e os esforços da Sonepar e da Prysmian em contribuir com um planeta mais sustentável”, afirma.
Foto: Divulgação