Prysmian desenvolve sistema de gerenciamento para bobinas de cabos - Revista Anamaco

Empresas

Prysmian desenvolve sistema de gerenciamento para bobinas de cabos

Texto: Redação Revista Anamaco

Com o objetivo de enfrentar os desafios diários sobre o controle preciso das bobinas de cabos - onde estão, como estão armazenadas, o quanto de material ainda há disponível e se estão sendo utilizadas corretamente - a Prysmian desenvolveu uma ferramenta para transformar a gestão dos insumos: o Alesea.
Criado pelo laboratório de inovação digital da multinacional italiana, ele consiste em uma combinação entre dispositivos físicos e sistemas digitais que atuam como um  assistente virtual inteligente para a gestão de inventário de cabos e bobinas.
Mais do que um simples sistema de rastreamento, ele combina tecnologias avançada para oferecer visibilidade em tempo real, alertas proativos e dados precisos sobre a localização, as condições e o histórico de cada bobina, garantindo maior controle e eficiência operacional.
Rodrigo Oliveira, gerente de Produto da Prysmian, explica que monitorar todas essas variáveis é fundamental, sobretudo em um canteiro de obras, onde as bobinas ficam mais expostas a furtos, condições de temperatura e armazenamento inadequadas. “Nem sempre há um controle preciso da quantidade utilizada, já que é preciso mobilizar funcionários para conferir bobina por bobina e cada uma pode ter dezenas de quilômetros de cabos”, pontua.
Sendo assim, com o Alesea é possível monitorar tudo isso em tempo real e remotamente, o que proporciona às empresas uma significativa redução de desperdícios atrelada à otimização de recursos e segurança em seus projetos.
Segundo ele, a nova ferramenta transforma as bobinas de cabo de meras embalagens para transporte de cabos em ativos inteligentes. “É uma ferramenta poderosa que desenvolvemos para os nossos parceiros, ajudando-os a melhorar o desempenho tanto em eficiência operacional quanto em sustentabilidade, atuando proativamente na gestão de ativos desde a compra e instalação dos cabos até a logística reversa das bobinas”, salienta.
Oliveira explica que a tecnologia do Alesea se baseia em dois pilares fundamentais: um dispositivo inteligente instalado nas bobinas integrado a um sistema digital com suporte especializado.
O dispositivo, instalado na face externa das bobinas, é equipado com GPS, sensores ambientais, detectores de movimento e conectividade móvel, coletando informações continuamente, em tempo real. Esses dados são enviados para uma plataforma baseada em nuvem, onde os clientes podem acessar relatórios detalhados e visualizar o status de cada bobina em tempo real. “Essa combinação permite que os usuários saibam exatamente onde estão suas bobinas a qualquer momento, o que é fundamental tanto em termos logísticos quanto em segurança, uma vez que cabos são muito visados por conta dos metais utilizados nos condutores”, garante o gerente.
Além disso, a tecnologia monitora fatores como temperatura e possíveis impactos causados pelo mau armazenamento e transporte, garantindo que os cabos sejam armazenados em condições ideais e evitando deterioração precoce.
Oliveira reforça que a gestão de estoque também se torna mais eficiente, já que a solução oferece um sistema de medição inteligente que acompanha, automaticamente, o consumo de cabos, permitindo um planejamento mais preciso e reduzindo desperdícios. “Por meio de relatórios detalhados, as empresas podem antecipar necessidades, evitar a falta de materiais essenciais e programar compras com maior eficiência”, destaca.
Além disso, segundo ele, a rastreabilidade completa das bobinas permite que gestores tenham um histórico detalhado de movimentações e eventos, tornando a auditoria e a gestão operacional muito mais simples e confiáveis.
O gerente observa que a segurança também é um dos grandes diferenciais do Alesea. “A tecnologia permite rastrear qualquer movimentação indevida das bobinas, alertando os responsáveis caso um ativo seja deslocado sem autorização. Isso reduz significativamente os riscos de furtos, um problema recorrente em grandes obras e canteiros, sobretudo aqueles localizados em áreas bastante remotas, afastadas das cidades”, pontua.
O gerente lembra, ainda, do impacto positivo da ferramenta na sustentabilidade dos projetos, pois a solução contribui para a redução de desperdícios ao otimizar o uso de cada metro de cabo, evitando sobras desnecessárias.
Além disso, o Alesea se integra ao sistema de logística reversa de bobinas também desenvolvido pela Prysmian no Brasil, diminuindo o uso de matéria-prima virgem para criar novos modelos. “Ao integrar conectividade, automação e análise de dados, o Alesea redefine a forma como as empresas gerenciam as bobinas, garantindo um controle sem precedentes e permitindo tomadas de decisão mais rápidas e eficazes”, finaliza.

Foto: Divulgação

 

 

Prysmian desenvolve sistema de gerenciamento para bobinas de cabos
Compartilhe esse post:

Comentários