Qualidade certificada

PSQ de portas e janelas de alumínio divulga primeiras empresas qualificadas

Texto: Redação Revista Anamaco

Construtoras e consumidor final contam, agora, com um aliado para escolher janelas e portas de correr de alumínio: trata-se do Programa Setorial de Qualidade (PSQ) com foco nestes dois itens, tão usados nas edificações brasileiras. E como parte do processo do Programa, acaba de ser divulgada a primeira tabela com os nomes das empresas qualificadas.
A relação aponta os resultados dos ensaios para a homologação dos sistemas de perfis de alumínio, bem como os resultados dos ensaios da avaliação da conformidade das esquadrias.
A publicação da primeira tabela de empresas qualificadas pelo PSQ, feita um ano após a oficialização do Programa por parte do Ministério das Cidades, e realizado em parceria com a Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (AFEAL), conta com o reconhecimento de entidades como Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco) e Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).
O PSQ integra, ainda, o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Governo Federal, cuja meta é organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

A publicação da primeira tabela de empresas qualificadas pelo PSQ acontece um ano após a oficialização do Programa por parte do Ministério das Cidades


Os produtos avaliados foram as janelas de correr de alumínio para dormitórios e salas, com duas folhas de vidro com dimensões máximas de 1,2m x 1,5m e vidro na menor espessura de comercialização daquele sistema de perfis; as janelas de correr de alumínio para dormitórios e salas com três folhas com veneziana, de dimensões máximas de 1,2m a 1,5m e vidro na menor espessura de comercialização daquele sistema de perfis; e, por fim, as janelas de correr de alumínio para dormitórios e salas, com duas folhas de vidro e persiana integrada, de dimensões máximas também de 1,2m x 1,5m com vidro na menor espessura para comercialização.
Entre os ensaios realizados, foram feitos testes de permeabilidade ao ar, estanqueidade à água, resistência a cargas distribuídas, verificação de resistência ao esforço horizontal, à flexão da esquadria e sob ações repetidas de abertura e fechamento. Também foram realizados testes de especificações dos perfis, tratamentos de anodização e pintura, bem como testes nas roldanas, fechos, parafusos, gaxetas e escovas.
Foram avaliadas 92 amostras, referentes a 11 linhas diferentes de esquadrias de quatro empresas sistemistas, totalizando 122 ensaios de avaliação de janelas, 86 de avaliação de perfis e 61 de componentes.
A relação de empresas fabricantes multi-sistemas – aqueles que, para cada obra, oferecem portas e janelas utilizando um sistema específico e não fornecem sistematicamente esquadrias fabricadas a partir das mesmas linhas de perfis – também aparece no relatório setorial.
O PSQ já conta com mais empresas em ensaios laboratoriais e que deverão compor a próxima tabela de qualificados a ser publicada em outubro deste ano, de acordo com a Tesis, credenciada pelo Ministério das Cidades e acreditada pelo Inmetro para a gestão deste Programa Setorial da Qualidade e para a realização dos ensaios.
Para mais informações sobre o PSQ de Portas e Janelas de Correr de Alumínio, acesse: www.psqaluminio.com.br

Foto: Fotolia

PSQ de portas e janelas de alumínio divulga primeiras empresas qualificadas
Compartilhe esse post:

Comentários