Qualidade e precisão
Tramontina inaugura prédio do Centro de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento, espaço dedicado às demandas da fábrica de material elétrico
COLOCAÇÃO DA EMPRESA NO PRÊMIO ANAMACO 2023 |
Interruptores, Plugues e Tomadas: Pulverização e Grandes Clientes |
Texto: Redação Revista Anamaco
Fotos: Divulgação
A Tramontina tem como norte, no seu dia a dia, concentrar seus esforços em aprimorar sua capacidade de inovação e elevar o padrão de qualidade, confiabilidade e precisão de seus produtos voltados para instalações elétricas, alinhando-se às demandas do mercado.
André de Lima, diretor Comercial da Fábrica de Materiais Elétricos da companhia, conta que a planta é comprometida com os investimentos e continua desenvolvendo novidades em produtos residenciais e de iluminação.
O diretor revela que, ao longo de 2023, a Tramontina está expandindo o portfólio de itens de iluminação que, agora, inclui novos modelos de lâmpadas e luminárias. “Estamos, constantemente, em busca de aprimorar o mix para atender às demandas do mercado e às expectativas de nossos clientes”, salienta.
Lima comenta que um dos marcos mais significativos deste ano foi a inauguração do prédio do Centro de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPeD), exclusivamente dedicado às demandas da fábrica de material elétrico da empresa. Localizado em Carlos Barbosa (RS), o centro abriga sete laboratórios, que ocupam uma área construída de dois mil m², todos equipados com tecnologia de ponta para facilitar o controle de processos e a análise da conformidade dos produtos em relação às principais normas de fabricação, desempenho e segurança exigidas no Brasil e no exterior. “Além disso, o CIPeD desempenha um papel fundamental na pesquisa e desenvolvimento de novos itens, impulsionando o crescimento da empresa”, explica.
Segundo ele, para atender à crescente demanda, a Tramontina investiu em novas tecnologias e no aprimoramento da capacitação de seus recursos humanos, visando melhorar a análise da conformidade nos laboratórios de ensaios instalados no novo prédio do CIPeD.
Entre as aquisições, estão uma segunda máquina de medição tridimensional CNC, com capacidade de processamento superior ao modelo em operação na empresa, uma máquina de medição óptica sem contato, que aprimora a precisão do dimensionamento das matérias-primas utilizadas nos produtos e um equipamento de névoa salina, que possibilita a realização de ensaios de corrosão em matérias-primas metálicas e a verificação da conformidade com as normas e especificações exigidas. “Com esses investimentos, o CIPeD não apenas conduz ensaios de rotina para garantir a qualidade de todos os lotes produzidos, mas também tem a capacidade de reproduzir os testes realizados nos laboratórios de certificação credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”, destaca.
MELHOR PRODUÇÃO A fábrica segue recebendo investimentos e continua desenvolvendo
novidades em produtos residenciais e de iluminação
Para fazer a distribuição dos produtos e estar próxima ao mercado, a companhia conta com a estrutura do Grupo Tramontina, composta por cinco Centros de Distribuição. A empresa possui, ainda, uma rede com mais de 100 representantes e 16 promotores técnicos, que conduzem treinamentos e prospectam novos clientes, além de outros 230 promotores de vendas que cuidam da reposição dos produtos nas lojas, garantindo que os itens da marca estejam disponíveis em todos os principais pontos de venda do País. “Valorizamos nossos parceiros lojistas e oferecemos amplo apoio para favorecer seu desenvolvimento”, garante o diretor.
Sem divulgar dados consolidados de faturamento e de volume de vendas, o executivo garante que, até o momento, os resultados alcançados pela companhia superaram as estimativas iniciais. “Estamos otimistas com o futuro e planejamos aumento nas vendas de material elétrico e de iluminação neste segundo semestre e nos anos seguintes”, finaliza.
Com o mix no centro das atenções, no ano passado, como parte da estratégia de crescimento, todas as divisões da fábrica de material elétrico da Tramontina lançaram produtos. “Esse aumento no portfólio de soluções nos permitiu expandir nossa presença em setores-chave, ao mesmo tempo que impulsionou nossas vendas”, explica o diretor.
Paralelamente ao desenvolvimento de novidades, a empresa continuou investindo em melhorias internas, na otimização de processos, na capacitação de equipes e em ações de marketing, além de destinar recursos para automação, o que resulta na redução de custos e melhoria da qualidade. “A Tramontina está sempre atenta às inovações no mercado, acompanhando tanto as tendências em material, quanto em novos conceitos de produtos, sempre mantendo a continuidade de nossos investimentos”, pontua o executivo.
A empresa não revela como foi o desempenho dos negócios em 2022, mas o diretor garante que a Tramontina vem registrando crescimento.
ANDRÉ DE LIMA Valorizamos nossos parceiros lojistas e oferecemos amplo apoio para favorecer seu desenvolvimento