Quanto custa o seu dinheiro?
O primeiro dia de atividades do Núcleo de Conteúdo Varejo, Atacado e Distribuidor By Grau 10 Editora, contou com três palestras com temas pertinentes ao segmento de material de construção. A primeira delas, ministrada pelo economista Joaquim Ramalho, teve como tema "Lojistas: Quanto custa o seu dinheiro? O ciclo de caixa e as perdas financeiras ocultas". O objetivo foi tentar mostrar como algumas ferramentas, que ajudam na tomada de decisão das empresas, podem contribuir para aumentar as vendas e melhorar os resultados financeiros.
De acordo com o economista, apesar da crise, o mercado de material de construção cresceu, o número de lojas aumentou e o varejo também vem registrando incremento nos negócios. Segundo ele, apenas São Paulo consome R$ 9,6 bilhões em material de construção e há uma loja para 459 residências. "Os números são muito expressivos. Se alguma loja deixou de vender, alguém está vendendo em seu lugar. Tem alguém comendo seu pedaço de pizza", observou.
O caminho até uma vida financeira saudável da loja, segundo o palestrante, passa necessariamente pela atenção que se dá ao ciclo de caixa. "Hoje, 92% das empresas não sabem calcular o preço da venda", frisou Ramalho. Segundo ele, melhorar o ciclo de caixa envolve algumas vertentes dentro da empresa, como uma melhor negociação com clientes ou fornecedores e também pela redução da idade média dos estoques.
Ramalho destacou, ainda, que a comunicação entre os departamentos da loja pode ser fundamental nesse processo de melhoria de resultados. ""Se a área de compras não conversar com a de vendas, os resultados serão errados", ensinou.
Outro ponto destacado por Ramalho foi sobre o quanto as pessoas com poder de decisão devem conhecer a loja para que ela não tenha perdas. "A maioria dos gerentes não conhece a empresa. Quem tem a real percepção do negócio é quem está no chão da fábrica e no chão de loja", garantiu o economista.