Queda na confiança empresarial - Revista Anamaco

Pesquisa

Queda na confiança empresarial

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança Empresarial (ICE), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ibre), caiu 0,3 ponto em fevereiro, para 94,7 pontos, o menor nível desde maio de 2024. Em médias móveis trimestrais, o índice recuou 0,8 ponto no mês.
No mês, o Índice de Expectativas Empresariais (IE-E) recuou 0,3 ponto, atingindo 93,5 pontos, na quarta queda consecutiva. Destaca-se, negativamente, o recuo de 1,1 ponto do indicador que mede as expectativas para a evolução dos negócios seis meses à frente, que caiu para 93,0 pontos.
Pela primeira vez, desde julho do ano passado, esse indicador reflete maior pessimismo do que o apontado pelos indicadores das sondagens empresariais que captam previsões para os três meses seguintes.
O Índice da Situação Atual Empresarial (ISA-E) também recuou 0,3 ponto em fevereiro, para 95,8 pontos. Após aproximar-se dos 100 pontos ao final de 2024, o ISA-E acumula queda de 2,7 pontos nos dois primeiros meses do ano. Entre seus componentes, o indicador de demanda atual empresarial avançou 0,8 ponto, para 97,3 pontos, e o indicador de situação atual dos negócios recuou 1,3 ponto, para 94,4 pontos.

Foto: Adobe Stock

Queda na confiança empresarial
Compartilhe esse post:

Comentários