Índice Abramat

Queda significativa

08/10/2015

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) aponta para queda de 16,8% nas vendas de material de construção em setembro, comparado ao mesmo mês de 2014. Em relação a agosto, a redução foi de 2,3%. No acumulado do ano, sobre o mesmo período do ano passado, o recuo foi de 11,4% e nos últimos 12 meses desaceleração de 0,2%.
Na avaliação de Walter Cover, presidente da entidade, as vendas no mercado imobiliário e no mercado da infraestrutura apresentam quedas mais acentuadas, em decorrência das incertezas com a economia, que posterga a realização dos empreendimentos, a exemplo do Programa Minha Casa, Minha Vida. “O mercado do varejo, que nos últimos anos vinha crescendo a taxas bastante altas, vem sofrendo com o aumento do desemprego, da renda e restrições ao crédito”, observa o executivo.
Cover acredita que é preciso concluir com rapidez os ajustes na economia para restaurar a confiança no mercado e retomar o crescimento. Para ele, o câmbio tem ajudado na substituição de importações, mas ainda há indefinições sobre a política cambial para projetar os reais benefícios dessa mudança.

Queda significativa
Compartilhe esse post:

Comentários