Rapidez na tomada de decisões - Revista Anamaco

Prêmio Anamaco 2021

Rapidez na tomada de decisões

IMBRALIT
CLASSIFICAÇÃO NO PRÊMIO ANAMACO 2021

2º LUGAR - PULVERIZAÇÃO
Segmento: Telhas de Fibrocimento (sem amianto)

TEXTO: REDAÇÃO REVISTA ANAMACO
FOTO: DIVULGAÇÃO

Depois de um primeiro semestre conturbado, a Imbralit colheu, em 2020, os bons frutos como resultado de sua organização interna. Se o cenário externo de pandemia atrapalhou os negócios, a rapidez na tomada de decisões contribuiu para o fechamento do ano em terreno positivo.
Leandro Buciani, diretor do Grupo Jorge Zanatta, do qual a Imbralit faz parte, lembra que, com a crise sanitária, a empresa foi obrigada a reduzir as atividades industriais por um período e, com o fechamento do comércio, a demanda despencou. Ele explica que a companhia montou um comitê de crise e, quando as atividades começaram a voltar ao normal, estava preparada para atender, rapidamente, aos clientes. “Conseguimos fechar o ano com crescimento de 8% na receita bruta e 18% em vendas em relação a 2019”, revela.
Buciani credita a alta nos negócios ao aquecimento da economia e do mercado de construção civil na segunda metade do ano. Ele observa que, com as pessoas mais em casa, aumentaram as reformas e, com isso, o produto da marca sofreu impacto positivo. “Estávamos bem posicionados para responder a esse aquecimento. Retomamos nossas atividades mantendo estoques estratégicos de matérias-primas e produtos acabados com bons níveis de segurança. Passamos 2020 com estoques acima do normal, o que se mostrou uma decisão acertada e nos permitiu atravessar com relativa tranquilidade as rupturas na cadeia de abastecimento”, avalia.
Embora a normalidade, aos poucos, esteja sendo retomada, o diretor diz que a companhia continua enfrentando diversos problemas logísticos, principalmente de produtos importados da Ásia. Ele explica que os constantes fechamentos de portos na China, falta de contêineres, oscilação cambial e aumento de fretes internacionais têm sido fatores de atenção ao negócio. Além disso, reforça que a empresa sofre um aumento expressivo nos preços de insumos em geral e aumento do tempo de entrega de alguns produtos.
Apesar disso, a companhia está investindo em melhorias de qualidade, aumento de capacidade e tecnologia.  Segundo ele, o principal foco relacionado a telhas de fibrocimento é a melhoria da resistência e permeabilização dos produtos. O executivo comenta que o primeiro semestre foi muito bom em termos de volumes e receita, mas desafiador quando o assunto é a rentabilidade.
Para o restante do ano, as expectativas são boas. O diretor antecipa que a Imbralit deverá fechar o período com bom crescimento em relação a 2020. “Terminamos, este ano, a revisão de nosso planejamento estratégico, delineando nossa visão até 2025, quando devemos figurar entre os maiores do segmento”, finaliza.

CONFIRA A EDIÇÃO COMPLETA COM TODOS OS RESULTADOS DO PRÊMIO ANAMACO 2021

JOÃO BATISTA CARGNIN, LEANDRO BUCIANI E GIULIANO MORO
Fechamos o ano com crescimento de 8% na receita bruta e 18% em vendas em relação a 2019

 

Rapidez na tomada de decisões
Compartilhe esse post:

Comentários