Recuperação concluída
ALIANÇA METALÚRGICA |
2º LUGAR - PULVERIZAÇÃO |
Texto: Redação Revista Anamaco
Foto: Divulgação
O período de pandemia e um processo de recuperação judicial poderiam ter estragado os planos de crescimento da Aliança Metalúrgica S.A. no ano passado. Mas não foi o que aconteceu. Embora 2020 seja classificado como muito difícil por Carlos Eduardo Ferreira, diretor-geral da empresa, a retomada do varejo da construção, iniciada no segundo semestre, a rápida adaptação da empresa pós fechamento do mercado no pico da pandemia e o início do processo de profissionalização e governança corporativa, com a criação do conselho consultivo, a partir de outubro, deram novo fôlego à companhia. “Esses passos estavam nos preparando para a saída do processo de recuperação judicial”, explica o executivo.
Ferreira revela que a Aliança encerrou 2020 com pequeno crescimento de 2,6% em faturamento, em relação a 2019, e avalia esse incremento como muito favorável, considerando o momento de crise sanitária. Embora o período tenha sido de negócios em alta, o diretor lembra que outros obstáculos surgiram, como o forte crescimento de alguns mercados externos, que resultaram em uma escalada nos preços das commodities e pouca previsibilidade, mas observa que já há uma leve acomodação nesse sentido.
Nada, entretanto, que altere os planos de investimentos da empresa nem o cotidiano nos pontos de venda. Ferreira comenta que a Aliança Metalúrgica tem projetos de atualização de equipamentos no parque fabril, de alguns processos enxutos e de automatização na indústria. Paralelamente, segue dando suporte técnico às equipes para que realizem o trabalho nos pontos de venda e ajudem os lojistas a aumentar o giro dos produtos.
A estratégia de retomada está dando resultado. De acordo com o executivo, os primeiros meses de 2021 foram de um desempenho espetacular. Ferreira reforça que a empresa está finalizando o processo de profissionalização, concluiu, com êxito, o processo de recuperação judicial com sentença favorável de saída em março passado e garante que a companhia tem uma forte agenda de crescimento, investimentos e produtividade. “No primeiro semestre, as vendas cresceram acima de 40% em comparação a 2020”, comemora.
E para o restante do ano, a expectativa continua sendo de otimismo. O diretor antecipa que a Aliança Metalúrgica tem entre os planos lançar produtos nas três principais famílias de negócios: fechaduras, ferragens e reguladores de gás. Além disso, pretende entrar em novos nichos e canais de vendas em que, atualmente, tem pouca atuação. Dessa forma, espera manter os negócios aquecidos e encerrar 2021 com incremento acima de 40% em relação ao ano passado.
CONFIRA A EDIÇÃO COMPLETA COM TODOS OS RESULTADOS DO PRÊMIO ANAMACO 2021
CARLOS EDUARDO FERREIRA
Registramos pequeno crescimento em faturamento em 2020, mas muito favorável, considerando o momento de pandemia