Refugiados terão curso de capacitação profissional na Universidade Futura
Texto: Redação Revista Anamaco
Até 28 de setembro, um grupo de 24 refugiados de diferentes nacionalidades, abrigados na cidade de São Paulo, terá aulas gratuitas de técnicas de pintura na Universidade Futura do Pintor. O projeto criado pela indústria Futura Tintas, nesta iniciativa, conta com a parceria do Comitê Inserção de Refugiados do Grupo Mulheres do Brasil.
Iniciado em 17 de setembro, o processo de educação da Escola do Pintor visa oferecer uma nova perspectiva para pessoas que desejam iniciar na profissão. Durante dez dias, educadores técnicos vão ministrar aulas práticas e teóricas de especialização na profissão, em espaço de 1.800m2, no bairro do Belenzinho, em São Paulo.
Selecionados pelas instituições e ONG’s Cáritas Brasileira, Instituto Venezuela e Estou Refugiado, os alunos foram apresentados ao projeto que já formou, em quatro anos, 1.500 profissionais na área, em diversas regiões do Brasil. A seleção foi baseada no desejo de reinserção no mercado de trabalho com a atividade de pintor.
Os alunos têm entre 28 anos e 50 anos e vieram da Venezuela, Congo, Haiti, Arábia Saudita e Cuba. Grande parte desenvolvia trabalhos informais de elétrica e mecânica em seus países de origem, com grande dificuldade financeira. Aqui, amparados pelas entidades brasileiras, buscam a tão sonhada autonomia.
Para viabilizar o curso, a Universidade Futura do Pintor criou uma turma exclusiva no período da tarde, com o mesmo conteúdo pedagógico aplicado aos alunos brasileiros. Ao todo, o curso contempla 50 horas/aula em salas de aula e em ambientes que reproduzem cenários reais de pintura. As instituições parceiras estão financiando o transporte para dar-lhes condições de deslocamento até o local do curso. "Colorir vidas. É com esse propósito que a Futura Tintas ajuda a imprimir novas cores na história das pessoas com a Universidade Futura do Pintor. Em sintonia com nosso propósito, o Comitê de Refugiados do Grupo Mulheres do Brasil nos trouxe mais uma oportunidade de transformar realidades e, ao mesmo tempo, trazer ao mercado, profissionais qualificados", diz Ricardo Stiepcich, líder da Futura Tintas.
Após o curso, os alunos que se fixarem na profissão de pintor, terão oportunidade de dar continuidade ao processo de capacitação na Academia do Pintor, formação direcionada a profissionais da pintura que buscam novos conhecimentos, os potencializando para ampliar seus negócios.
Foto: Divulgação