Relações com os governos em discussão
Texto: Redação Revista Anamaco
A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) promoveu, na tarde de hoje (14/05), mais uma videoconferência em seu canal no YouTube, visando orientar empresas do setor sobre temas que possam contribuir para a melhoria dos negócios, em tempos de pandemia.
Desta vez, o tema escolhido foi: "Como trabalhar as relações governamentais no ambiente empresarial" e participaram a diretora de Relações Institucionais da Anamaco, Daniele Alonso; o presidente e o superintendente da Anamaco, Geraldo Defalco e Waldir Abreu, respectivamente; o presidente da Associação do Comércio de Materiais de Construção de Minas Gerais (Acomac-MG), Flávio Gomes; e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Rodrigo Navarro.
Gomes destacou que, no início da pandemia, foi necessária a união de empresas e entidades para garantir que o setor fosse incluído na lista de atividades essenciais e que, portanto, as lojas não poderiam permanecer fechadas. Segundo ele, a busca pelo diálogo, principalmente com prefeituras que publicaram decretos impedindo o funcionamento do comércio, foi fundamental para que o varejo permanecesse funcionando.
Para isso, a diretoria da Acomac se uniu a outras entidades representantes do comércio, revendedores de todos os portes e grandes redes de material de construção, que se encarregaram de dialogar com os prefeitos e com a sociedade e apresentar argumentos em prol da permanência do comércio funcionando.
Ele lembra que, no início, houve resistência inclusive de familiares de funcionários do varejo, que fizerem protestos para tentar impedir a abertura das lojas de material de construção. "Apresentamos o decreto estadual e material, como um vídeo que produzimos abordando a necessidade do varejo de material de construção não parar às prefeituras e órgãos como o Comitê Extraordinário Covis-MG. O resultado foi amplamente favorável", explica o presidente da Acomac-MG.
Ele acrescentou que a ação rendeu inclusive outros frutos, como maior engajamento de empresas a entidades que representam a classe, como a Acomac-MG. "Com essa união, mostramos a importância de manter um bom diálogo com os órgãos governamentais", declarou.
Navarro contou que a Abramat também se engajou para mostrar que a atividade do setor é essencial, lembrando que o segmento já passou por outras crises, mas os impactos da atual pandemia é maior. Pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que a confiança empresarial é a menor já registrada: apenas 34,7%.
O presidente da Abramat disse que atentar para o que ocorre externamente é essencial para o bom funcionamento de qualquer empresa. "É preciso olhar para o mercado, ter boa relação com o governo, a sociedade e a mídia, por exemplo", ressaltou.
Segundo ele, o atual momento exige que sejam feitas mais parcerias e o aumento da interlocução entre empresas e os governos Federal, Estadual e Municipal e isso tem acontecido. “Além das ações do governo, vemos empresas contribuindo com doações para ajudar no combate à pandemia", enfatizou Navarro, acrescentando que é preciso haver equilíbrio entre saúde e economia e que o caos pode trazer oportunidades, que passam pelo bom relacionamento institucional e o governo. Navarro observou que não importa o tamanho da empresa, pois até mesmo as de pequeno porte podem se unir a entidades que as representam para reivindicar melhorias.
Outro ponto destacado foi que, o pacote englobando estratégia, conteúdo, a forma de apresentar as reivindicações e o tempo correto tendem a trazer bons resultados.
Ele afirmou que o plano estratégico da entidade tem três linhas de ação: seleção e envio de informações qualificadas aos associados e membros; interação constante com o(s) governo(s) e compartilhamento interno de melhores práticas entre associados, membros e outras entidades. Já o plano tático inclui reunião semanal do Comitê de Crise, disponibilização de área específica no site da entidade com atualizações periódicas e participação em grupos de trabalho e comitês criados pelo governo, entre outras atividades. "Com isso, apresentamos vários pleitos aos governos e fomos bem sucedidos, como, por exemplo, com os decretos que estabelecem que o setor de material de construção e a construção civil são atividades essenciais", disse Navarro.
Para finalizar, ele destacou a importância de aproveitar o momento para aprender, refletir sobre a empresa e o segmento e buscar qualificação, através, por exemplo, de ampla gama de cursos on-line, muitos deles gratuitos. Navarro salientou, ainda, que a pandemia mostrou que a transformação digital veio para ficar, bem como evidenciou a importância das relações empresariais e governamentais para o bom funcionamento do negócio.
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