Relatório da Tupy mostra avanços em sustentabilidade, inovação e tecnologia
Texto: Redação Revista Anamaco
A Tupy acaba de publicar seu Relatório de Sustentabilidade, que mostra os dados das operações do ano que passou e os resultados em relação aos aspectos econômicos, ambientais e sociais. A publicação apresenta diversas iniciativas de economia circular, entre elas a transformação de mais de 650 mil toneladas de sucata metálica em produtos de alta complexidade geométrica e metalúrgica, a regeneração de mais 350 mil toneladas de areia e o reaproveitamento de 93% dos efluentes industriais e sanitários.
O documento enfatiza, ainda, as iniciativas referentes ao compromisso com os capitais humano, intelectual e social. A empresa encerrou o ano com mais de 19 mil colaboradores, de 26 nacionalidades, e promoveu cerca de 389 mil horas de treinamento e capacitação.
Concentrada em projetos de pesquisa e desenvolvimento, a companhia investiu R$ 36 milhões para desenvolver novos produtos e novas oportunidades de negócios. Também, foram promovidas ações na comunidade, com 2,1 milhões investidos em projetos sociais e 19,2 mil pessoas impactadas.
Fernando de Rizzo, CEO da Tupy, explica que a busca por soluções sustentáveis para os desafios atuais se traduz tanto nas práticas internas como no desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias que contribuam com o futuro e, em paralelo, mudem realidades agora. “Em um mundo com oito bilhões de pessoas, com projeção de elevação e aumento da expectativa de vida, estima-se necessidade de ampliar em 30% a disponibilidade de energia primária até 2040. O desafio é colaborar para atender a esta demanda de um modo econômico e reduzindo efeitos de mudanças climáticas”, salienta.
Segundo ele, a Tupy tem dedicado o investimento tecnológico para promover soluções que ampliem a eficiência energética em toda a sociedade, aproveitem todas as energias disponíveis e promovam novas tecnologias.
As informações divulgadas nesta edição do Relatório foram elaboradas de acordo com as normas da Global Reporting Initiative (GRI) e contemplam os destaques operacionais, no período entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022, das unidades no Brasil – Joinville (SC), Betim (MG) e Mauá (SP) - , no México (Saltillo e Ramos Arizpe) e em Portugal (Aveiro), e nos escritórios no Brasil (São Paulo), nos Estados Unidos (Detroit) e na Europa (Munique, na Alemanha; Turim, na Itália; e Arnhem, nos Países Baixos).
Foto: Divulgação