Relatório de Sustentabilidade 2023 da Apodi tem avanços sociais e ambientais - Revista Anamaco

Empresas

Relatório de Sustentabilidade 2023 da Apodi tem avanços sociais e ambientais

Texto: Redação Revista Anamaco

A Cimento Apodi lançou, recentemente, seu Relatório de Sustentabilidade, apresentando avanços e informações detalhadas sobre suas práticas e desempenho nas áreas ambientais, sociais e de governança. Cybelle Borges, coordenadora de Sustentabilidade da companhia, explica que, como uma empresa cidadã, a Cimento Apodi busca contribuir, diariamente, para a transformação social, alinhando suas ações ao tripé economia, meio ambiente e sociedade.
Segundo ela, o Grupo Titan, um dos sócios da cimenteira, é signatário da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o que fortalece a atuação da companhia com foco na sustentabilidade. A coordenadora destaca que, em conformidade com a agenda da ONU, a Cimento Apodi elencou seis Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para guiar suas ações: Trabalho Decente Crescimento Econômico (8); Indústria, Inovação e Infraestrutura (9); Cidades e Comunidades Sustentáveis (11); Consumo e Produção Sustentável (12); Ação Climática, Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (13) e Parcerias e Meios de Implementação (17).
Entre as principais ações da companhia está o Comitê Empresa-Comunidade, que visa unir o poder público e a comunidade local para trabalharem juntos pelo desenvolvimento das cidades. Essa atividade é realizada em Quixeré e Pecém, duas localidades cearenses onde estão as fábricas da empresa, e acontece trimestralmente. “Queremos fortalecer o relacionamento da empresa com os moradores das cidades e com o poder público. Queremos colaborar com o desenvolvimento de Quixeré e do Pecém e das pessoas que vivem nesses locais”, frisa.
O compromisso da Cimento Apodi com a sustentabilidade é evidenciado por diversas iniciativas, como a aprovação da construção de um parque solar e a revitalização do sistema de cogeração de energia elétrica, que suprirão cerca de 20% da demanda da empresa. 
Com um modelo de governança que atende seu propósito de ser sustentável, a Apodi estabeleceu um planejamento para obter resultados a curto, médio e longo prazos, tendo como base as tendências do mercado, por isso destaca em seu relatório as seguintes ações realizadas com sucesso em 2023: 336 pessoas beneficiadas por meio do projeto Construindo o Saber, que oferta os ensinos Fundamental e Médio para jovens e adultos em parceria com o Sesi/CE; programa de voluntariado, com 7,5% dos colaboradores engajados, beneficiando mais de 800 pessoas em 2023; nova sede da Associação Comunitária da Comunidade Bom Sucesso para realização das atividades do projeto Mulheres Empreendedoras, equipada com cozinha industrial para produção de alimentos, a exemplo dos doces caseiros; implantação do projeto Acordes do Sucesso, que promove aulas semanais de música (violão e flauta) e coral para crianças e adultos nas localidades onde estão as fábricas da empresa; inauguração da Casa Sociocultural na Comunidade de Bom Sucesso, com um investimento de R$ 500 mil, gerando oportunidades de trabalho e inclusão social na região; realização do Projeto Embaixadores do Diálogo, que capacitou, inicialmente, 22 colaboradores para facilitar a comunicação entre a empresa e a comunidade local. “A Cimento Apodi reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social, promovendo ações que beneficiam o meio ambiente e a comunidade. E este relatório é um marco importante, porque destaca os esforços contínuos da empresa para construir um futuro mais sustentável e inclusivo”, conclui Cybelle.

Foto: Divulgação

Relatório de Sustentabilidade 2023 da Apodi tem avanços sociais e ambientais
Compartilhe esse post:

Comentários