Resgate à essência das marcas
Com ações que visam a criação de valor para os consumidores e envolvida com as questões sustentáveis, Henkel registra períodos de negócios aquecidos
COLOCAÇÃO DA EMPRESA NO PRÊMIO ANAMACO 2024 |
Colas de Contato - Máster* |
Colas de PVA - Máster* |
Epóxi Sólido - Máster* |
*Máster: *Máster: empresa foi primeira colocada nas categorias Pulverização e Grandes Clientes
Texto: Redação Revista Anamaco
Fotos: Divulgação
De acordo com os estudos feitos pela Henkel, o consumidor brasileiro segue com um alto conhecimento das soluções da empresa. A pesquisa revelou que quando se fala em cola instantânea, o que vem à cabeça é o Super Bonder. O mesmo acontece com a Pritt no ambiente escolar e com a Cascola no ramo da construção. Com essas associações às marcas, o resultado é a boa performance dos negócios.
Ricardo Barros, diretor da área de Adesivos de Consumo da Henkel na América Latina, comenta que, durante 2024, a companhia seguiu resgatando a essência de suas marcas e demonstrando valor para cada necessidade dos consumidores. Com isso, o período foi aquecido, sobretudo impulsionado por volume e não em razão do preço. “Entregamos um crescimento saudável e rentável para continuarmos investindo em inovação e criando valor para todos os nossos consumidores”, pontua o executivo.
O diretor garante que a sustentabilidade está no centro dos objetivos da companhia, desde a formulação dos produtos até a reciclagem. Ele comenta que, dentro da área de consumo, a Henkel possui a Pritt com 97% de ingredientes naturais na formulação, como água, batata e açúcar.
Também com pegada sustentável, Barros destaca a construção do Latam Inspiration Center, em Jundiaí (SP). Com previsão de término das obras no final de 2025, esse é o primeiro projeto de um centro tecnológico da Henkel na América Latina, que incorpora madeira engenheirada em um de seus edifícios, composta por camadas de madeira certificada de manejo responsável. “Com o emprego da madeira engenheirada, a expectativa é capturar cerca de 500 toneladas de CO2, reduzindo a dependência de cimento e concreto na construção. Também está planejada a implementação de mais de 400 painéis solares, a adoção de energia totalmente limpa no complexo e práticas de reutilização de água”, conta.
Segundo ele, o espaço terá capacidade de receber clientes e parceiros nos laboratórios para conhecerem, com mais detalhes, as tecnologias da companhia, sendo um local de interação e promoção de sinergias.
EFICIÊNCIA A Henkel mantém investimento constante para a melhoria de
processos e automatizações fabris
Paralelamente a esse novo empreendimento, o executivo afirma que, com duas plantas no Brasil - uma na cidade de Jundiaí e outra em Itapevi, ambas no Estado de São Paulo - a Henkel mantém investimento constante para a melhoria de processos e automatizações fabris.
Com a crença de que parte do sucesso da empresa depende das inovações e otimização do portfólio, a companhia conta com uma equipe global, outra regional e uma local para pesquisa e desenvolvimento de produtos. Barros salienta que há uma cooperação dentro do negócio específico de consumo e de outras áreas de negócios para que se crie uma sinergia e escala para o benefício, não só da Henkel, mas de todos os clientes e consumidores. “O Latam Inspiration Center será, sem dúvida, um ponto central para que a troca de conhecimento colabore, diretamente, para que a empresa siga na vanguarda de soluções com alto valor agregado para clientes e consumidores”, frisa.
Em outra frente, o relacionamento com os lojistas de material de construção tem atenção especial do fabricante. O executivo reconhece que esse é um desafio da Henkel no Brasil, que é um País de dimensões continentais, mas garante que a companhia possui uma malha de distribuição muito bem estruturada para atender a todas as regiões e revendedores, independentemente do tamanho de cada um deles.
Segundo ele, os varejistas contam com o suporte da empresa para que possam girar os produtos da Henkel do estoque e rentabilizar o negócio, sempre levando soluções de qualidade e com alto valor agregado. “Nosso objetivo é dar aos profissionais da construção o orgulho de fazer bem feito”, enfatiza.
A exemplo de 2023, quando a Henkel registrou incremento nos negócios em comparação ao último ano, a perspectiva também era positiva para o encerramento de 2024. Em 2023, a companhia teve um faturamento de R$1,6 bilhão no Brasil, considerando todas as suas áreas de atuação no País - consumo, industrial e beleza - e o objetivo para 2024 era manter o patamar de alta. “Projetamos seguir com o crescimento de dois dígitos no negócio de consumo, que abrange as marcas Cascola, Super Bonder e Pritt, entre outras”, revela, acrescentando que, para 2025, as expectativas continuam positivas.
RICARDO BARROS Nosso objetivo é dar aos profissionais da construção o orgulho de fazer bem feito