Resiliência e recuperação - Revista Anamaco

Prêmio Anamaco 2024

Resiliência e recuperação

Apesar do momento difícil, vivido a partir das enchentes no Rio Grande do Sul, Atlas retomou as operações da fábrica e se prepara para fazer de 2025 um ano de muito crescimento

COLOCAÇÃO DA EMPRESA NO PRÊMIO ANAMACO 2024
Pincéis, Rolos e Acessórios para Pintura - Máster*

*Máster: empresa foi primeira colocada nas categorias Pulverização e Grandes Clientes

Texto: Redação Revista Anamaco
Fotos: Divulgação

O ano de 2024 vinha se desenhando como um período bom para a Atlas. O desempenho alcançado até abril, reflexo de ações de Marketing, como a participação na Feicon, e a realização de eventos próprios sinalizavam para um ano de negócios em alta. A perspectiva otimista mudou, entretanto, logo nos primeiros dias de maio, quando o Rio Grande do Sul enfrentou uma das maiores catástrofes climáticas da história: as fortes chuvas provocaram uma inundação devastadora, que afetou 96% dos municípios do Estado, impactando milhões de vidas, assim como a Atlas, que foi atingida e ficou, aproximadamente, 15 dias submersa.
Márcio Atz, diretor Geral da Atlas S/A, lembra que, graças aos esforços conjuntos dos colaboradores e investimentos fortes em reconstrução, a companhia conseguiu colocar a fábrica em operação. “Uma recuperação que começou em junho e terminará neste mês de novembro. Com isso, tivemos nosso ano comprometido em resultados de crescimento. Estamos realizando uma série de eventos que nos mantém próximos ao varejo de forma que os resultados do negócio terminem 2024 menos impactados”, pontua.
Atz destaca que a Atlas é uma empresa que está sempre em movimento, possui uma direção e conselho atentos ao mercado, investindo em projetos e crescimento. Nesse sentido, conta que, em 2024, a companhia registrou avanços em suas três linhas de atuação: Pintura, Construção e Casa. As ações realizadas foram no desenvolvimento de linhas de produtos, profissionalização dos profissionais da construção e balconistas, ajustes e investimentos fabris, visando ao crescimento nos próximos dez anos, manutenção, em equipes de chão de fábrica e qualificação de executivos. “Aproveitamos o ano para modernizar a fábrica, trazer novas tecnologias e aumentar a capacidade produtiva. A empresa está mirando novos investimentos, também, em fusões e aquisições”, salienta.
O diretor explica que a linha Casa é um projeto de longa execução e complexo, que tem várias fases, tanto em portfólio de produtos como em estratégia de marketing que, este ano, completa-se com a descontinuidade da marca Primafer e a consolidação de Atlas Casa para este segmento de negócio.
Segundo ele, internamente, investimentos em máquinas para esta linha estão sendo bem pensados e executados. “Isso nos permite um crescimento em linhas e produtos com uma unidade de marca e fortalecer a relação com o ponto de venda e consumidores”, acrescenta.


APORTE DEFINIDO Investimentos da ordem de R$ 400 milhões serão feitos no
conjunto das fábricas de toda a Inbetta, conglomerado de empresas do qual a Atlas pertence

Paralelamente, investimentos da ordem de R$ 400 milhões serão feitos no conjunto das fábricas de toda a Inbetta, conglomerado de empresas do qual a Atlas pertence. Os recursos serão destinados à infraestrutura, modernização acelerada de máquinas e tecnologias, aumento da capacidade produtiva e manufatura de novos produtos para o negócio. 
Mesma atenção é dada ao setor de desenvolvimento de produtos. Atz observa que é uma área de apoio e extrema relevância dentro do negócio. “O compromisso de renovação do mix está atrelado em sempre manter o nível de serviço em patamares a sermos reconhecidos como uma empresa vanguardista, que facilita a vida do profissional de obra e cumpre papel importante na relação indústria - varejo”, destaca o diretor.
A Atlas também mantém parceria e atua próxima aos lojistas. Realizar trabalhos ligados a merchandising, produtos, atendimento ao consumidor e treinamentos são alguns dos pilares trabalhados junto com os clientes. 
Atz conta que a companhia alcançou êxito em novas práticas de relacionamento com o mercado criadas em 2023. Ele comenta que a empresa teve uma participação na Feicon especialmente boa, com um estande maior, que permitiu um espaço mais amplo de atendimento aos clientes; registrou avanços importantes em linhas de produtos, como a consolidação da marca Atlas em fornecedora de ferramentas elétricas de alta produtividade; relevância no mercado de assentos sanitários e outras linhas. “Em 2023, sofremos um pouco com o suprimento de matéria-prima, revendas e capacidade produtiva, mas registramos crescimento de 8%, o que consideramos razoavelmente bom dado ao estágio de maturidade em que o negócio se encontra”, explica o diretor.
Para 2025, Atz antecipa que a Atlas está se preparando para que seja um período de muito crescimento e que a aposta é em um grande ano, com muito trabalho e dedicação ao mercado.

MÁRCIO ATZ Estamos realizando uma série de eventos que nos mantém próximos ao varejo de forma que os resultados do negócio terminem 2024 menos impactados

Resiliência e recuperação
Compartilhe esse post:

Comentários