Resultado histórico
As vendas da Henkel, em 2011, atingiram 15.605 milhões de euros, o que significa um acréscimo de 3,4% comparado ao resultado do ano anterior. No período, ass vendas foram incrementadas em 5,9%, excluindo o impacto do câmbio e aquisições/desinvestimentos.
Os três setores de negócios - detergentes/produtos de limpeza, cosméticos/cuidados pessoais e "Adhesive Technologies" contribuíram para este desempenho.O lucro operacional ajustado aumentou em 9%, passando de 1.862 milhões de euros para 2.029 milhões de euros. O lucro operacional (EBIT) totalizou 1.857 milhões de euros e ficou 7,8% acima do ano anterior.
Apesar do aumento substancial nos preços de matérias-primas e embalagens, o retorno sobre vendas ajustado (EBIT) aumentou 0,7%, de 12,3% para 13%, alcançando assim as previsões da Henkel para 2011. O retorno sobre vendas chegou a 11,9%, após registrar 11,4% do ano anterior.
O lucro ajustado por ação preferencial (EPS) subiu 11,3% para 3,14 euros comparados a 2,82 euros em 2010. A região da América Latina foi a que mais cresceu no mundo, registrando faturamento de 1.065 milhões de euros e crescimento orgânico de vendas de 11%.
O faturamento do Brasil foi de R$ 826 milhões. "O ano de 2011 foi outro muito bem sucedido para a Henkel. Apesar dos grandes desafios em um ambiente econômico volátil, alcançamos todas as nossas metas ambiciosas - e até mesmo superamos algumas delas. As vendas e os lucros são maiores do que nunca", comenta Kasper Rorsted, CEO da empresa.
Segundo ele, um importante fator que conduziu o forte desempenho da Henkel foi a expansão da posição da companhia nos mercados emergentes, onde registrou, mais uma vez, crescimento de dois dígitos. "Progredimos consideravelmente em 2011, estabelecendo uma plataforma forte para o futuro da Henkel. Portanto, estamos muito confiantes em alcançar as metas para o ano fiscal de 2012 definidas em 2008", explica o executivo.