Roca anuncia projetos ganhadores de seu concurso internacional de design  - Revista Anamaco

Premiação

Roca anuncia projetos ganhadores de seu concurso internacional de design 

Texto: Redação Revista Anamaco 

A 10ª edição do jumpthegap® marca uma nova etapa no desenvolvimento do concurso internacional de design da Roca. O concurso propôs um novo olhar para o futuro inspirado nos desafios transversais estabelecidos pela Agenda das Nações Unidas 2030 para o Desenvolvimento Sustentável nas áreas de cuidados da saúde e higiene, preservação do planeta, respeito à diversidade e acesso igualitário aos avanços tecnológicos.
Nesse contexto, os participantes apresentaram projetos tecnologicamente viáveis, com o valor agregado da inovação e que mostram diversidade, sustentabilidade, atemporalidade e adaptabilidade.
Com o objetivo de abranger todos os aspectos da sustentabilidade relacionados ao espaço do banheiro, o concurso foi dividido em quatro categorias. Em cada uma delas, foram entregues três prêmios, além de uma premiação final “Melhor dos Melhores” para o melhor projeto. No total, foram €17.000 em prêmios em dinheiro.

                                                       

Na categoria Bem- estar e Saúde, o primeiro prêmio foi para “P-Kit”, de Andre Judiel Parabas (Filipinas, estudante de Design da Universidade das Filipinas - Diliman), que consiste num kit de exame de urina biodegradável de baixo custo para uso no próprio espaço do banheiro. Ele pode detectar sintomas de doenças como diabetes, infecções urinárias, infecções do trato urinário, HIV, malária ou pneumonia. O segundo prêmio foi para “Faucepy”, de Valentina Masarella (Argentina, Universidade de Buenos Aires), uma torneira que integra aromaterapia e terapia de luz para banheiros públicos e domésticos; enquanto o terceiro prêmio foi para “Squat - The Fitness Machine”, de Suman Swarup Prusty (Índia, Suman Swarup), que é uma solução que aumenta as vantagens dos banheiros de agachamento com um acabamento de máximo conforto e higiene que faz parecer uma máquina de fitness.
Já os ganhadores na categoria Design [Não]neutro foram: primeiro lugar: Ikigai”, de Laia Millan Català (Espanha, Universidade Elisava em Barcelona). Trata-se de um espelho inteligente destinado a ajudar pessoas com declínio da capacidade cognitiva precoce (demência). Utilizando a tecnologia de reconhecimento facial, sugere uma série de rotinas diárias ao usuário que contribui para retardar e minimizar os efeitos dessa patologia. O projeto também foi selecionado como o “Melhor dos Melhores”. O segundo prêmio foi conquistado por Hitesh Kumar (Índia, Instituto Nacional de Design), com o projeto “Mictórios para Deficientes Visuais”, uma solução abrangente para adaptar banheiros públicos às necessidades dos deficientes visuais. Lukasz Paszkowski (Polônia, Lukasz Paszkowski Design), por sua vez, ficou em terceiro lugar pelo “Mist brush”, uma escova úmida com nebulizador e difusor de aroma para a higiene pessoal de idosos e/ou pessoas com deficiência.

                                                       

Na categoria Água e energia, o  primeiro prêmio foi para “Água essencial (sistema duplo)”, de Jimmy Apollo (Itália), projeto que reduz o consumo de água utilizada para a lavagem de roupas, com base no uso do excesso de umidade das peças e do ambiente da lavanderia, bem como a reciclagem da água residual utilizada no processo. O segundo lugar foi conquistado pelo projeto “Design inteligente de lavatório com sinalização de nível de consumo de água”, desenvolvido por Kamila Pawlak (Polônia, Szczecin Art Academy), que consiste em um lavatório para reduzir o consumo de água por meio de sinalização retro iluminada. Enquanto o terceiro prêmio foi para “Kick” de Anil Choudhary (Índia, ARCHDUX), que projetou uma coluna de higiene pessoal móvel com a opção de integrar um sistema de tratamento e reciclagem de água residual.
Por fim, a categoria Crise e emergência entregou a Filip Zielinski (Polônia, Universidade de Tecnologia de Delft) a premiação pelo primeiro lugar pelo projeto “Redesign disaster”, um módulo habitacional para comunidades africanas com dificuldades de acesso à água, que integra um telhado com sistema de purificação de água condensada e oriunda da chuva usando energia produzida por painéis solares. O segundo prêmio foi para “Rapibath”, de Caetano Nascimento Portal (Argentina, UNA - Universidad Nacional de las Artes), um banheiro modular fácil de instalar e manter para uma resposta imediata às necessidades de higiene e saneamento em situações de emergência (campos de refugiados, desastres naturais, etc.). Já o terceiro prêmio foi para “ELAWASH (Lavagem de mãos na Etiópia Rural)”, de Rafal Zajkowski (Reino Unido), que consiste em uma estação de lavagem das mãos projetada para a Etiópia rural, empregando material local (madeira, bambu e aço) e operada mecanicamente para promover a higiene diária.
Os projetos foram avaliados por um júri composto por profissionais renomados e liderados pelo arquiteto japonês e vencedor do Prêmio Pritzker de 2014 Shigeru Ban (Presidente do Júri). Desde a criação do jumpthegap®, mais de 28.600 profissionais, de 150 países, participaram do concurso. Nesta 10ª edição, a Roca registrou um total de 2.165 participantes, de 102 países, somando um total de 377 projetos.

Fotos: Divulgação

Roca anuncia projetos ganhadores de seu concurso internacional de design 
Compartilhe esse post:

Comentários