Empresas

Roca Brasil Cerámica inicia operação da segunda unidade da Contínua+ 

Texto: Redação Revista Anamaco

Roca Brasil Cerámica, pertencente ao Grupo Mexicano Lamosa e à frente das marcas Roca Cerámica Incepa, iniciou, recentemente, a operação da segunda unidade da supercompactadora Contínua+, alcançando o status de única nas Américas a possuir um segundo equipamento com essas características.
A nova máquina foi adquirida após um investimento na ordem de R$ 220 milhões, em anúncio realizado no ano passado e, depois da aquisição, passou por um período de implantação, testes e formação da equipe para, desde agosto, trabalhar em plena capacidade. A previsão é que essa novidade possa gerar um incremento de 16% na produção total.
Sergio Wuaden
, diretor Geral da empresa, explica que a iniciativa possibilitará a ampliação das séries de porcelanatos nos novos Superformatos lançados este ano: as dimensões 160x160cm e 160x 320cm (que já representam 11 séries, atualmente), capazes de atender, além das obras, o segmento moveleiro - com um exponencial crescimento no contexto atual e para os próximos anos. Além disso, também poderá contribuir na produção dos demais Superformatos 120x120cm, 100x200cm e 120x250cm, das marcas Roca Cerámica e Incepa, que contabilizam mais de 65 linhas até o momento. “Em 2016, começamos a operar com a primeira unidade da Contínua+, que nos colocou à frente como primeira empresa do Brasil a contar com essa tecnologia, mesmo quando pouca gente acreditava em porcelanatos com grandes dimensões. Depois disso, em 2018, exercemos um papel revolucionário ao introduzir os produtos Superformatos no mercado, tanto para o público final, quanto para os profissionais de arquitetura e construção de nosso país. A implantação da segunda supercompactadora é a consagração e um marco muito expressivo em nossa história, que contribuirá para o lançamento de muitos produtos”, comemora Wuaden.
O
executivo comenta que a nova máquina apresenta melhorias e atualizações importantes em comparação com a primeira unidade (adquirida há sete anos), realizando um trabalho ainda mais preciso. Entre os exemplos, a segunda Contínua+ possui um sensor que faz a medição da umidade de forma remota (on-line) e conta com um processo de esmaltação totalmente alinhado com o conceito de indústria 4.0. Para completar, o forno, considerado o “coração” da Contínua+, também é um dos mais modernos do mundo.
Em razão de todo o desenvolvimento tecnológico, foi necessária a expansão da estrutura industrial da Roca Brasil Cerámica, resultando na ampliação de 20 mil m² de sua área fabril. “As alterações beneficiaram toda a sua estrutura, como as áreas de expedição, logística e de recebimento de matérias-primas, por exemplo, que tiveram melhorias significativas. Sendo assim, a empresa passa a contar com uma capacidade produtiva adicional de 250 mil m²/mês, bem como uma remodelação em áreas primordiais. Atualmente, na soma total, entre a nova máquina e toda a estrutura já existente, a capacidade de produção é de mais de 1,7 milhão m²/ mês”, finaliza.

Foto: Diego Iost

Roca Brasil Cerámica inicia operação da segunda unidade da Contínua+ 
Compartilhe esse post:

Comentários