Roca Brasil, em conjunto com Senai, investe na formação de mão de obra
Texto: Redação Revista Anamaco
A Roca Brasil, detentora das marcas Roca, Incepa e Celite, reconhece a importância de contar, em seu quadro de colaboradores que atuam em suas plantas fabris, com uma equipe de excelência, focada e amplamente conhecedora das técnicas produtivas capazes de oferecer ao mercado um portfólio de qualidade.
Para tanto, mantém com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) uma parceria para a realização do curso de Aprendizagens Industrial em Ceramista e Louça Sanitária.
A iniciativa teve início na cidade de Santa Luzia (MG), está caminhando para o fechamento do primeiro ano de cooperação e já concluiu a realização de seis turmas. Ao todo, mais de oitenta participantes concluíram a sua formação e cinquenta já foram contratados pela unidade da Roca Brasil na cidade de Santa Luiza. Com o sucesso da ação, ela foi ampliada para a cidade de Jundiaí, cidade do interior de São Paulo onde a Roca conta com três fábricas.
Com o objetivo de contratar colaboradores qualificados e contribuir para a empregabilidade no País, de acordo com as características inerentes à linha de produção de louças sanitárias, a Roca Brasil e o Senai iniciaram as tratativas para a formação de um curso voltado para a habilitação de pessoas interessadas em trabalhar no segmento. “Encontramos no Senai um apoio muito valioso no objetivo de formar uma mão de obra capacitada para atuar em nosso segmento. Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados durante esse período e estamos em tratativas que visam estender a formação para outras cidades onde estamos presentes com fábricas, como a ampliação em Jundiaí e o início em Caucaia, no Ceará, previsto para o próximo ano”, afirma Lindaura Prado, diretora de Recursos Humanos da Roca Brasil.
A meta do curso é a capacitação para que os admitidos adquiram conhecimentos em cerâmica de louças sanitárias, formando assim mão de obra capacitada e qualificada em um treinamento realístico na linha de produção, agregando ainda mais a filosofia de ”fazer certo de primeira”.
Por meio do projeto, Roca Brasil e Senai elaboraram uma grade de curso que envolve treinamentos teóricos e práticos, por meio de uma dinâmica realista, que envolve, inclusive, a formação in loco nas linhas de produção da fábrica. “Além de contarmos com um quadro especializado em nosso segmento, conseguimos reduzir as taxas de ‘turnover’ e conduzir o colaborador para uma função alinhada com o perfil e a habilidade de cada um deles”, explica Lindaura.
Fabiano Martins Reis, gerente de Unidade do Sesi/Senai Santa Luzia, Unidade Integrada João Carlos Giovannini, reconhece que o trabalho feito pela Roca Brasil tem forte impacto social na região e na produtividade da empresa. “É louvável ver que uma indústria tão relevante se preocupa com a formação e o bem-estar de seus funcionários, desde o primeiro momento da contratação. Isso permite que eles sejam acolhidos de forma humanizada e direcionados para atividades que se sentirão felizes e os permitam vislumbrar uma progressão profissional”, destaca.
Para 2023, a expectativa é realizar e formar uma turma por semestre em cada uma das nove unidades da Roca Brasil instaladas no País.
Fotos: Divulgação