Rota bem traçada - Revista Anamaco

Prêmio Anamaco 2021

Rota bem traçada

VEDACIT
CLASSIFICAÇÃO NO PRÊMIO ANAMACO 2021

1º LUGAR - MASTER
Segmentos: Impermeabilizantes e Mantas Asfálticas

 

Texto: Redação Revista Anamaco
Fotos: Divulgação

Para a Vedacit, 2020 foi um ano de avaliação de cenários específicos, flexíveis e conservadores, para a tomada de decisões sobre o prosseguimento financeiro e comercial. Todas as decisões partiram do alinhamento de não demitir funcionários, ou seja, priorizar a empregabilidade. Esse posicionamento foi essencial para o bom desempenho. Após as devidas adequações exigidas pelo período, o fabricante registrou recorde de faturamento em diversos meses. "Foi um ano atípico para todos e exigiu que a empresa refizesse as projeções de vendas e despesas e, principalmente, priorizasse os colaboradores, aderindo ao 'Movimento Não Demita' e mantendo o funcionamento com todas as medidas de segurança com as pessoas no centro das decisões", explica o diretor comercial da companhia, João Roberto Ximenes.
O Grupo alcançou resultados importantes, com recorde de faturamento: R$ 542,3 milhões e crescimento de 10% nas vendas, com mais de 92,7 mil toneladas de volume. Outro recorde do período foi o Índice de Desenvolvimento de Novos Produtos, calculado pela porcentagem que os produtos lançados nos últimos cinco anos representam no faturamento. O resultado foi 35%, correspondente a mais de 30 lançamentos. "O Índice denota como a empresa está se reinventando e contribuindo para a inovação do setor. Em 2020, renovamos também as nossas embalagens no ponto de venda evidenciando, ainda mais, a marca Vedacit em todos os nossos produtos", complementa o diretor da empresa.
No ano passado, foi possível colocar em prática os principais planos traçados, embora com algumas adaptações. O ano foi de uma comunicação bastante ativa com os colaboradores, clientes e parceiros em busca da agilidade necessária que o momento exigiu. A empresa formou um comitê de gerenciamento da situação, que realizou um criterioso estudo para a redução das despesas e conseguiu reduzir cerca de R$ 10 milhões com o realinhamento das ações. Como conclusão, algumas iniciativas foram postergadas e mantidos apenas os projetos considerados essenciais ao negócio.
Seguindo todas as medidas de segurança, o Grupo conseguiu manter as três fábricas em funcionamento durante todo o ano. Um médico infectologista direcionou os ajustes necessários para a operação nas plantas. Todos os processos foram revistos, para melhor controle das pessoas e o acompanhamento dos promotores e consultores em todas as regiões do País. "Também mantivemos o relacionamento próximo com os clientes. Avaliamos todos os cenários e fizemos negociações adequadas a cada um, para apoiá-los da melhor maneira possível", destaca Ximenes. 



CONTROLE TOTAL 
As fábricas permaneceram em funcionamento em 2020. Os processos foram revistos, para melhor controle das pessoas

O investimento em inovação permaneceu entre as prioridades da empresa. O programa de Inovação Aberta, Vedacit Labs, acelerou mais cinco startups em seu segundo ciclo. E com investimento de R$ 5 milhões, a Trutec, empresa que pertence ao grupo Vedacit, chegou ao mercado da construção civil com tecnologias para atender aos segmentos B2B e B2C. A empresa leva soluções tecnológicas para a construção civil, com foco em servitização e em sistemas de construção. O objetivo é oferecer soluções para aumentar a produtividade na construção civil, contribuindo para a saúde das edificações, com velocidade de execução, redução de custos e desperdícios nas obras.
Na área de Marketing, a Vedacit manteve o investimento de R$ 15 milhões para anunciar o novo posicionamento de marca, o lançamento de produtos e o apoio ao esporte nacional. Após realizar um aprofundado estudo de branding, a empresa apresentou uma mudança importante no posicionamento, diferenciando os dois segmentos de atuação: mundo revendas e mundo construtoras. São duas marcas separadas, com atuação independente, direcionadas para cada mercado: Vedacit para o Mundo Revenda e Vedacit Pro para o Mundo Construtoras. Foi anunciada, também, a marca única. Cerca de 90% do portfólio passou a ter Vedacit junto à nomenclatura funcional dos produtos. A novidade veio acompanhada da reformulação das embalagens.
Os investimentos são contínuos e os números revelam que a companhia está no caminho certo. No primeiro semestre, houve aumento na produção da fábrica de Itatiba (SP), com a inauguração da operação em três turnos. O objetivo é suportar o crescimento nas vendas de mantas asfálticas Vedacit, Vedacit Pro e das fitas multiuso. De acordo com o fabricante, a unidade de Itatiba é a mais moderna da América Latina em produção de mantas asfálticas. Com 9.100m², possui duas linhas de produção independentes e capacidade para produzir 22.000m² de mantas asfálticas por turno. As mantas asfálticas são os produtos mais vendidos para o B2B. Em 2020, representaram 73% das vendas para este mercado. A expectativa é crescer ainda mais em 2021 e, com o novo turno, aumentar a produção em 30%. "O primeiro semestre foi positivo, passando das 50.000 toneladas faturadas, acima de R$ 330 milhões. A expectativa para 2021 é de crescimento de 23% no faturamento anual. Esperamos um segundo semestre positivo. Acreditamos que o setor de construção civil deve se manter aquecido", revela Ximenes.

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JOÃO ROBERTO XIMENES
A expectativa para 2021 é de crescimento de 23% no faturamento. Acreditamos que o setor se mantenha aquecido

 

 

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