Economia

Roubo causa transtorno

O roubo de cobre vem causando enormes transtornos para a indústria do cobre. Entre janeiro e agosto, os desvios já somam R$ 8,4 milhões. O valor ultrapassa o que foi registrado em todo o ano de 2011, cujo prejuízo total chegou a R$ 8,2 milhões. Os dados são de um levantamento exclusivo realizado pelo Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo (Sindicel).
O número de ocorrências e toneladas desviadas nos oito primeiros meses do ano também já superou o ano passado. No acumulado de 2012, foram registradas 53 ocorrências e desviadas 453,2 toneladas. Em 2011, o setor registrou 49 ocorrências e a quantidade de toneladas roubadas fechou em 319,1. Ou seja, um aumento de 42%.
Para Valdemir Romero, diretor executivo do Sindicel, a indústria do cobre vem fazendo o possível para combater a ação dos criminosos. "Reforçamos a segurança, especialmente, no momento do transporte", explica. "Mas é necessário intensificar a fiscalização sobre a origem dos materiais, a fim de coibir a comercialização sem procedência comprovada. Ou, as quadrilhas especializadas farão uma verdadeira indústria paralela à custa de empresários idôneos", conclui Romero.

Roubo causa transtorno
Compartilhe esse post:

Comentários