Rust-Oleum chega ao Brasil e quer revolucionar o mercado do "Faça você mesmo”
Texto: Redação Revista Anamaco
Parte do Grupo RPM, a marca americana Rust-Oleum chega ao Brasil com a missão de revolucionar o mercado do "Faça você mesmo” brasileiro. Especialista em pinturas e revestimentos premium para renovação de móveis, objetos de decoração e ambientes, a marca está presente na América Latina há mais de 25 anos, tendo grande força na Argentina, México, Uruguai e Bolívia.
Carolina Giuliano, presidente da Rust-Oleum para o Mercosul, explica que a chegada de uma operação no Brasil representa oportunidade de crescimento para a companhia, já que o País é o 5º maior mercado consumidor no mundo de tintas e revestimentos.
Nos Estados Unidos e no mundo, a marca é líder em vendas e reconhecida pela qualidade e possibilidade de soluções que seus produtos oferecem. “A entrada da marca no Brasil abre novas possibilidades para o consumidor brasileiro e para o mercado de revestimentos e tintas em geral, já que muitos dos produtos do nosso portfólio são totalmente inovadores para o mercado nacional. Temos como missão mostrar para o brasileiro que é possível renovar, re-estilizar ou dar “nova cara” ao seu espaço, de forma fácil e prática, e com um excelente resultado final”, comenta Carolina.
De acordo com a executiva, com um escritório da marca no Brasil, a Rust-Oleum passa a ter uma estratégia de distribuição nacional com diversos parceiros a partir de 2024. “O investimento da marca no Brasil foi muito bem idealizado. Mesmo com nossa presença já estabelecida na América Latina, o mercado brasileiro requer organização e planejamento diferenciados. Nosso País possui legislações específicas, distribuição de produtos bastante fragmentada, além de ser o único a ter uma língua diferente. Agora, com a expansão, nossa meta é multiplicar por cinco nossos resultados a cada ano”, antecipa.
A cultura “Do it Yourself” é muito presente nos EUA, pois incentiva o indivíduo a realizar por conta própria os seus projetos de pintura, reforma e revitalização mostrando que com produtos adequados, é possível trabalhar sem a necessidade de grandes esforços, equipamentos ou tempo.
Na pandemia, algumas ações de “faça você mesmo" ganharam força no Brasil, com diversas pessoas transformando ambientes, móveis ou objetos em suas casas, no entanto, o consumidor brasileiro ainda possui insegurança sobre o assunto, já que há pouca variedade de soluções disponíveis.
Pensando nisso, Rust-Oleum desenvolveu um plano de ação para a desmistificação da cultura DIY no Brasil e traz produtos desenvolvidos especialmente para esse mercado.
Foto: Divulgação