Saint-Gobain Canalização bate recorde de exportação em 2022
Texto: Redação Revista Anamaco
A Saint-Gobain Canalização registrou faturamento de R$ 1,15 bilhão (livre de impostos) em 2022. Nesse valor, as exportações para a América Latina representaram 20% das vendas, com R$ 233 milhões em faturamento.
Gustavo Siqueira, CEO Latam da empresa, comenta que, hoje, as exportações para a América Latina são um mercado em franca expansão para a companhia. Segundo ele, dos cinco primeiros países que recebem produtos da SG Canalização, quatro são do continente, sendo o México o maior comprador, com quase cinco mil toneladas de produtos de ferro fundido (principalmente tubos de ferro fundido dúctil, o carro-chefe da companhia).
Em segundo lugar, está a França, país de origem da empresa, com quase cinco mil toneladas de ferro fundido e, em seguida, três países da América do Sul, Colômbia, Bolívia e Argentina, com um total de quase 20 mil toneladas de ferro fundido adquiridas.
O executivo observa que os investimentos em saneamento nos últimos anos no Brasil aliados ao posicionamento estratégico da Saint-Gobain no País, como a única fábrica de tubos de ferro fundido em toda a América Latina, levaram a companhia a buscar outros mercados além do brasileiro, ganhando a liderança na venda do produto em toda a América Latina. “Temos o objetivo de aumentar as exportações para outros mercados como o continente africano, mas, continuaremos a exportar produtos brasileiros mantendo a posição de liderança na América Latina”, diz.
De acordo com Siqueira, o mercado brasileiro ainda é o maior faturamento para a companhia: entre 70% e 80% se destinam a abastecer o mercado interno, e o total dos tubos exportados produzidos no Brasil varia entre 20% e 30% do faturamento. “Temos o foco nos dois mercados, com equipes comerciais e técnicas independentes para atender a cada país da região. Temos equipes próprias por exemplo no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México e uma série de representantes comerciais e distribuidores que nos apoiam nas vendas para toda a região Latam”, explica.
Para 2023, a empresa projeta um ano forte para as exportações com a redução dos custos de frete internacional e especialmente com bons projetos em evolução em diversos países latino-americanos, como Bolívia, Peru, Nicarágua, Costa Rica, República Dominicana e Colômbia. “Nossa expectativa é superar as 25 mil toneladas em expedição de tubos, além de todo o fornecimento de tampões, conexões e válvulas. O faturamento crescente de exportação para a América Latina nos últimos anos nos dá a certeza de investir cada vez mais nesse mercado”, revela o CEO.
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