Saint-Gobain Produtos Para Construção renova logos de suas marcas
Texto: Redação Revista Anamaco
Neste mês de dezembro, a Saint-Gobain Produtos Para Construção, anunciou mudanças na identidade visual de suas marcas: Quartzolit, Brasilit, Placo, Isover e Ecophon. De acordo com a companhia, essas alterações visam atender a dois objetivos principais: simplificar e modernizar os logos, ajudando a alavancar a força e a reconhecida expertise das marcas, e criar uma clara ligação familiar entre as empresas para fortalecer as sinergias de negócios, reafirmando o foco do Grupo em “soluções”.
Vinicius Milhomem, diretor de Marketing da Saint-Gobain Produtos para Construção, comenta que as marcas mantiveram as cores originais dos logos, para sustentar a relação já construída na consciência do cliente, porém, agora, compartilham de uma paleta de cores unificada. Já os símbolos gráficos, que acompanham o nome das empresas, foram simplificados e modernizados, facilitando o entendimento do foco de cada marca e dos produtos que ela produz, seguindo a tendência do minimalismo. “Globalmente, as diferentes marcas de construção têm agora uma semelhança familiar, mantendo o que constitui a sua singularidade empresarial”, frisa.
O executivo ressalta que as letras e os formatos de símbolos também foram padronizados na nova identidade visual das marcas, que contou com diversos estudos para chegar a um resultado que transmitisse clareza e familiaridade. Seguindo a tradição da empresa, foram mantidas as linhas retas, porém agora contam com cantos arredondados, trazendo modernidade aos logos. “Os logos das marcas continuam com o endosso da Saint-Gobain, que recebeu mais destaque com a mudança, para transmitir ainda mais solidez da empresa com mais de 350 anos de história”, explica.
O diretor observa que, além da nova versão da identidade visual ser mais harmônica, o principal objetivo com a mudança foi fortalecer a conexão entre as as marcas. “Mantivemos os principais elementos visuais, para que os clientes continuassem identificando facilmente nossos produtos, mas também fizemos importantes adaptações para padronizar a comunicação e a marcas em si” explica.
Para divulgar essas mudanças, a empresa conta com o apoio de seu público interno, que recebeu um treinamento sobre a importância do branding uma semana antes do anúncio oficial. Os colaboradores serão os principais disseminadores da identidade visual e ajudarão a reforçar a nova imagem com outros stakeholders. Para comunicar as alterações para clientes, fornecedores, revendedores e parceiros, a Saint-Gobain também preparou um vídeo explicando a nova identidade e uma série de postagens em suas redes sociais. “A nova identidade será aplicada em todos os PDVs, estandes em feiras, posts de redes sociais e comunicações da empresa de agora em diante, chegando às embalagens, de forma gradual, podendo ser vista nas prateleiras das lojas de material de construção ainda no primeiro trimestre de 2023”, finaliza.
Foto: Divulgação