São Paulo recebe exposição “Saúde das Construções, saúde das pessoas”
Texto: Redação Revista Anamaco
O Movimento Construção Saudável promove, em São Paulo, a primeira exposição fotográfica “Saúde das Construções, saúde das pessoas”, que acontece até 23 de outubro, no Parque Augusta, na capital paulista. O objetivo é promover a informação e educação sobre o tema, para que assim as pessoas reconheçam em seus lares os problemas que podem agravar as doenças respiratórias.
Julio Barbosa, diretor executivo do Movimento, ressalta a importância do acesso à informação de qualidade para todos. "Estamos empenhados em levar conhecimento à população, educar, conscientizar e cumprir com o nosso papel social, por meio de palestras, cursos e com essa exposição fotográfica”, salienta.
A exposição apresenta imagens ilustrativas e dados importantes sobre a relação entre o mofo e as doenças respiratórias. Apesar de um ambiente úmido, com infiltração e bolor, apresentar graves riscos à saúde, os problemas causados por uma impermeabilização inadequada ainda são pouco discutidos.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), 85% dos contratempos nas construções do País são causados por umidade e, aproximadamente, 80% dos imóveis brasileiros sofrem com esse problema. “Não existe a cultura da impermeabilização preventiva no Brasil. A maioria das pessoas se preocupa apenas em reparar mofos aparentes, mas não em preveni-los ou mesmo erradicar a causa de maneira mais efetiva”, explica Barbosa.
Foto: Divulgação