Segundo semestre aquecido
Natal, festas e férias. Os eventos típicos de dezembro alavancam o movimento dos consumidores nas lojas de todos os setores. Segundo levantamento inédito realizado pela Serasa Experian, considerando a evolução dos últimos 14 anos (2000 a 2013), a atividade do comércio no último mês do ano fica 23,8% acima da média mensal.
Em dezembro, o segmento mais aquecido é o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, que registra 63,7% a mais em movimentação, seguido por móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática, com alta de 36,8%, e supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, que tem fluxo 20,3% superior. Já fevereiro costuma ser o pior mês do ano para o varejo brasileiro, com queda de 10,5% na atividade geral dos segmentos. Confirmando a percepção dos lojistas, a pesquisa apurou que, entre julho e novembro, as lojas de material de construção registram atividade acima da sua média mensal histórica.
De acordo com os economistas da Serasa, as reformas são mais comuns no segundo semestre porque, entre outros fatores, o orçamento está menos comprometido com as despesas, que já foram pagas no começo do ano, além da preocupação de deixar a casa mais bonita para receber os familiares e amigos no fim de ano. As condições climáticas (menor incidência de chuvas no período) também favorecem essa demanda superior.