Setor celebra a relevância do matcon e o reencontro com parceiros e amigos
Texto: Redação Revista Anamaco
Os sorrisos e os abraços deram a tônica do encontro do setor de material de construção, ontem à noite, em São Paulo. A 31ª edição do Prêmio Anamaco, cuja entrega de troféus e homenagens aconteceu no Espaço Unimed, reuniu cerca de 1.500 pessoas entre executivos do varejo, da indústria e de entidades ligadas ao segmento, que puderam celebrar a conquista das indústrias e confraternizar.
Conhecido como o “Oscar” da Construção, o evento, assim como em 2021, foi em formato híbrido (presencial e virtual) com transmissão, ao vivo, pelo canal oficial da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) no YouTube.
A abertura oficial ficou por conta de Geraldo Defalco, presidente do Conselho Deliberativo e diretor da Anamaco. Em seu pronunciamento, ele destacou a honra de estar à frente de uma entidade tão importante para o setor representativo, forte e economicamente relevante para a economia brasileira. Defalco destacou a importância da Caixa Econômica Federal, que fomenta a construção civil no País de uma maneira significativa. “O setor precisa desse investimento e desse impulsionamento para que toda a engrenagem continue a gerar empregos”, frisou.
O executivo agradeceu à indústria que, segundo ele, é fundamental para que a Anamaco consiga realizar grandes eventos e parcerias, seja em momentos de festa ou de discussões que visam a proteção e o desenvolvimento do setor. “De 2019 para cá, crescemos 1.000% em resultado e isso é graças a todos vocês que estão aqui. Sozinhos não fazemos nada”, reforçou.
Na sequência, Defalco e Beth Bridi, diretora da Redação da Revista Anamaco, fizeram as primeiras homenagens da noite. Daniella Marques, presidente de Caixa Econômica Federal, recebeu a Pá de Ouro de Operário Número 1 da Construção.
A executiva da Caixa, em seu discurso, disse que é muito grata por presidir uma instituição tão sólida, agradeceu a Anamaco pelo diálogo e por encurtar distâncias. Ela lembrou que fez sua carreira no setor privado e que começou a servir o País ao lado do ministro Paulo Guedes e do presidente Jair Bolsonaro. “Agradeço aos dois a oportunidade de estar aqui. Tínhamos sonhos e planos de colocar o País no caminho da prosperidade. A pandemia não estava nos nossos planos. Quero exaltar o time do banco que, junto comigo, atravessou um momento difícil da Caixa, que tem um papel importante no setor da construção. Para mim foi um aprendizado grande, uma honra e um privilégio e, principalmente, a sensação de dever cumprido em ver um País reerguido após uma pandemia”, disse.
Em seguida, Alexandre Akamine, diretor-presidente da Rede Center Okinalar Construção (SP), recebeu o troféu de Personalidade do Comércio. O executivo destacou a honra e a alegria de receber o prêmio, tão importante para o setor. Ele reforçou que as lojas associadas ao Grupo são de pequeno e médio porte e possuem administração familiar, o que é realidade na maioria das lojas de material de construção no Brasil. “A nossa Rede começou de maneira informal e nem sabíamos o que era associativismo. Hoje, com a concorrência cada vez mais acirrada e grandes empresas chegando ao País, sabemos a importância de fazer parte de uma Rede”, comentou.
Na sua avaliação, o associativismo é essencial para o desenvolvimento e para o futuro das lojas de material de construção. “Parabéns, Anamaco pelo evento e por representar muito bem o nosso segmento. Agradeço a todos os colaboradores, lojistas e diretores da Okinalar e aos fornecedores”, frisou.
Outro homenageado da noite foi Antônio Joaquim de Oliveira, CEO da Dexco, que se destacou como a Personalidade da Indústria. Cleonyr Galvão Xavier Filho, diretor Comercial Deca e Revestimento Cerâmico, representou o CEO. “O Antônio Joaquim está muito honrado e feliz com esse reconhecimento. Há mais de 36 anos, junto com a Dexco ele construiu essa história”, frisou.
Uma novidade, este ano, foi a premiação da Personalidade de Inovação e Serviço. O troféu foi conquistado pela Associação Brasileira de Automação - GS1 Brasil e entregue a Paulo Crapina, diretor de Relações Institucionais da empresa. “A GS1 é uma associação sem fins lucrativos, cujo objetivo é melhorar o processo desde o produtor até o consumidor. O trabalho em conjunto com as associações pode ajudar na decisão de compra do consumidor e a indústria e o varejo a fazer todo o processo de cadastro e logística”, explicou.
Na sequência, Beth Bridi falou do prazer de estar de volta ao Espaço Unimed, com a casa lotada, depois de todos os desafios que o setor passou. A jornalista aproveitou a ocasião para convidar o setor para conhecer o projeto multiplataforma da Revista Anamaco. “A Revista que começou como jornal está em um novo momento, que engloba a newsletter, um Portal de notícias atualizado diariamente e a revista impressa e digital. Isso aumenta a nossa visibilidade e a mensagem que os lojistas precisam receber sem o limite do impresso. Quero convidá-los a ler a revista impressa e digital e nos acompanhar no nosso Portal”, salientou.
Daniele Alonso, executiva Nacional da Anamaco, presidente da Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Centro-Oeste Paulista (Acomac Centro-Oeste) e eleita deputada estadual por São Paulo. por sua vez, falou da alegria e do prazer de estar no evento. “Reaproximamo-nos fazendo amigos e fortalecendo as nossas parcerias”, disse.
Pedro Bitiati, diretor-Geral da Anamaco, também fez as suas considerações. “Gostaria de agradecer ao presidente Geraldo Defalco pela oportunidade de atuar em prol do fortalecimento do setor de material de construção. Estendo meus agradecimentos aos nossos parceiros de negócios e das Acomacs e Fecomacs, a toda a equipe da Anamaco e aos profissionais do segmento, que têm se empenhado e dado energia e garra para sobreviver a tantos desafios”, pontuou.
Em seguida, Lucia Murad, gerente da Feicon, agradeceu a parceira da Anamaco que, segundo ela, é essencial para o sucesso da feira. A executiva lembrou que a Feicon 2022, foi surpreendente, superou todas as expectativas em termos de visitação. “Para o ano que vem, a perspectiva é muito otimista. A exposição de 2023 está 7.500 m² maior do que a deste ano e temos algumas marcas aumentando a participação no ano que vem”, comemorou.
Por fim, Renata Hernandez, diretora Comercial da BB Editora, contou da parceria com a Anamaco para o projeto do livro “Varejo de material de construção ontem e hoje”. A obra retrata os últimos 70 anos do setor e mostra o cenário do passado e agora. A publicação foi pré-lançada durante o Prêmio Anamaco e o lançamento oficial acontecerá em 07 de dezembro, durante evento em Brasília. “A ideia é mostrar o crescimento e o desenvolvimento do setor, que contribui do ponto de vista econômico e social do País”, finalizou.
Os discursos foram sucedidos das entregas dos prêmios às industrias vencedoras em 46 segmentos.
Solidariedade em cena
A campanha Família, Amor e Solidariedade em prol da construção do DREAM - Diretório de Reabilitação Moderna, obra do Hospital de Amor, que cuida de pessoas com câncer e com 100% de gratuidade via SUS, em Barretos (SP), assim como em anos anteriores, seguirá em curso, inclusive, durante a cerimônia do Prêmio Anamaco. O saldo da ação iniciada em 2020 ultrapassou os R$ 3 milhões em doações de material de construção. Gerdau, Saint-Gobain e Lorenzetti figuram entre as indústrias que aderiram à campanha da Anamaco.
O espaço, considerado o mais moderno da América Latina, deverá ser inaugurado entre um ano e um ano e meio e irá atender a pacientes com distúrbios físico, intelectual, auditivo e visual. Dr. Daniel Grossi Marconi é o diretor da Reabilitação do Hospital de Amor e está à frente desse projeto, e Mauro Faustino, é o engenheiro responsável pela obra.
Fotos: Alan Morici/Grau 10 Editora