Setor da construção civil puxa novo aumento de demanda por alumínio no Brasil
Texto: Redação Revista Anamaco
De acordo com dados da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), o consumo de produtos de alumínio totalizou 386,9 mil toneladas no primeiro trimestre, o que corresponde a um aumento de 6,3% em relação ao mesmo período de 2023. Esse resultado marca o segundo trimestre consecutivo de crescimento interanual e sinaliza a possibilidade de encerramento de um ciclo de crescimento marginal observado desde o final de 2021.
O levantamento mostra que os segmentos de produtos do metal que mais puxaram a demanda para cima foram construção civil (15,9%), transportes (5,4%), setor elétrico (14,4%) e bens de consumo (13,9%). “Se por um lado, o recuo da demanda de produtos de alumínio em 2023 reflete um processo de acomodação da atividade industrial após um longo período que oferece elementos de comparação atípica, por outro lado, a melhoria de alguns indicadores econômicos, como redução da taxa de juros, recuperação do mercado de trabalho e o aumento da renda das famílias favorecem as perspectivas de um cenário mais positivo de recuperação, mas que ainda precisa ser confirmado nos próximos trimestres”, pontua Janaina Donas, presidente Executiva da Abal.
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