Setor de tintas comemora cumprimento de metas da Política de Resíduos Sólidos - Revista Anamaco

Sustentabilidade

Setor de tintas comemora cumprimento de metas da Política de Resíduos Sólidos

Texto: Redação Revista Anamaco 

O setor de tintas está comemorando o cumprimento das metas estabelecidas para o atendimento, pela indústria, da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no ano passado. A meta para o aço, de cerca de 54 mil toneladas, foi superada em mais de 20%, graças ao programa Prolata, do qual a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) é parceira há muitos anos. O trabalho, consolidado e em constante aprimoramento, envolve três frentes principais de atuação, em âmbito nacional: cooperativas de catadores, entrepostos e PEVs (pontos de entrega voluntária), além de ações de educação ambiental.
No que se refere ao plástico e ao papelão, a meta para o setor de tintas em 2022 era de 3.285 toneladas. Esse volume foi alcançado a partir do trabalho coordenado pela Boomera Ambipar, empresa brasileira de economia circular, que priorizou as ações com cooperativas de catadores de todas as regiões do País. As cooperativas participantes desse projeto, que responderam por 90% do volume dos dois materiais, receberam apoio para melhorias em processos, gestão e estrutura.
Na avaliação da Abrafati, esses resultados refletem o empenho do setor em encontrar as melhores soluções para a destinação das embalagens pós-consumo de tintas imobiliárias. Reafirmam, também, o compromisso com a sustentabilidade e com a economia circular.

Foto: Adobe Stock

Setor de tintas comemora cumprimento de metas da Política de Resíduos Sólidos
Compartilhe esse post:

Comentários