Siemens e Microsoft juntas para impulsionar a adoção da IA em todos os setores
Texto: Redação Revista Anamaco
A Microsoft e a Siemens estão aprofundando sua parceria, trazendo os benefícios da Inteligência Artfical (IA) generativa para indústrias em todo o mundo. Como primeiro passo, as empresas estão apresentando o Siemens Industrial Copilot, um assistente desenvolvido em conjunto, alimentado por IA, que visa melhorar a colaboração entre homens e máquinas na produção.
Além disso, o lançamento da integração entre o software Siemens Teamcenter para gerenciamento do ciclo de vida do produto e o Microsoft Teams deverá abrir mais o caminho para viabilizar o metaverso industrial. Isso simplificará a colaboração virtual de engenheiros de projeto, colaboradores da linha de frente e outras equipes da empresa. “Com essa próxima geração de IA, teremos uma oportunidade única para acelerar a inovação em todo o setor industrial”, explica Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft. Segundo ele, a empresa está desenvolvendo a colaboração de longa data com a Siemens e reunindo os avanços da IA na nuvem da Microsoft com a experiência da Siemens em domínio industrial para capacitar os trabalhadores da linha de frente e de TI com novas ferramentas alimentadas por IA, começando com o Siemens Industrial Copilot. “Junto com a Microsoft, a nossa visão compartilhada é capacitar os clientes com a adoção da IA generativa”, afirma Roland Busch, CEO da Siemens AG.
Na sua avaliação, a iniciativa tem o potencial de revolucionar a forma como as empresas projetam, desenvolvem, fabricam e operam. “Tornar a colaboração entre homens e máquinas bem mais disponível permite que os engenheiros acelerem o desenvolvimento de códigos de software, aumentem a inovação e resolvam a escassez de mão de obra qualificada”, acrescenta.
Busch salienta que o Siemens Industrial Copilot deverá permitir que os usuários administrem, otimizem e depurem, rapidamente, códigos de automação complexos e reduzam, significativamente, os tempos de simulação. “Isso reduzirá uma tarefa que antes demorava semanas, agora para minutos. O copiloto recebe informações de automação e simulação de processos da plataforma de negócios digital aberta da Siemens, o Siemens Xcelerator, e as aprimora com o Azure OpenAI Service da Microsoft. Os clientes mantêm total controle sobre seus dados e estes não serão usados para treinar modelos de IA subjacentes”, frisa.
O executivo observa que o Siemens Industrial Copilot promete aumentar a produtividade e a eficiência em todo o ciclo de vida industrial. Usando linguagem natural, a equipe de manutenção pode ser auxiliada com instruções detalhadas para reparo e aos engenheiros com acesso rápido a ferramentas de simulação. “As empresas preveem copilotos de IA auxiliando profissionais em diversos setores, incluindo manufatura, infraestrutura, transporte e hospitalar. Muitos copilotos já estão sendo planejados em setores industriais, como automotivo, bens de consumo e construção de máquinas”, finaliza.
Foto: Micosoft/Divulgação