Siemens publica Relatório de Sustentabilidade e aponta avanços em várias metas
Texto: Redação Revista Anamaco
A Siemens publicou seu Relatório de Sustentabilidade para o exercício fiscal de 2023, apresentando avanço em várias metas. De acordo com a publicação, desde o ano base de 2019, as emissões de CO2 provenientes das próprias operações da empresa foram reduzidas pela metade. Adicionalmente, mais de 90% dos negócios da companhia permitem que os clientes tenham um impacto positivo na sustentabilidade: as tecnologias da Siemens vendidas no exercício fiscal de 2023 ajudarão os clientes a evitar cerca de 190 milhões de toneladas de emissões de CO2, um aumento de cerca de 24% em comparação ao ano anterior. “Estamos progredindo de forma consistente em direção às nossas metas ambiciosas de sustentabilidade”, afirma Judith Wiese, diretora Global de Pessoas e Sustentabilidade e membro do Board da Siemens AG, responsável pelo Brasil.
Segundo ela, a empresa está contribuindo para combater a mudança climática e impulsionando a transformação sustentável dos clientes e das economias. “A tecnologia é a chave para um futuro sustentável e são as pessoas que desenvolvem essa tecnologia. Para transformar com sucesso a sociedade e a economia, habilidades focadas em digitalização, tecnologia e sustentabilidade são fundamentais para enfrentar esse desafio”, acrescenta Judith.
A Siemens investe continuamente em uma cultura de aprendizado ativo para apoiar a empregabilidade sustentável das pessoas. Durante o exercício fiscal de 2023, a empresa destinou um total de €416 milhões em treinamento e educação continuada de sua força de trabalho. O montante representa um incremento em relação ao exercício fiscal 2022, quando foram investidos €375 milhões para essa finalidade.
O relatório aponta, entre outras coisas, que a Siemens está avançando em sua jornada para alcançar a neutralidade de carbono até 2030. Os investimentos realizados em 2022, especialmente no uso de suas próprias tecnologias, estão surtindo efeito.
A companhia, por exemplo, reduziu pela metade suas emissões de CO2 relacionadas às operações desde o ano base de 2019. Isso a coloca em uma posição inicial sólida para alcançar suas metas ambiciosas. Até o final do exercício fiscal de 2025, a meta é alcançar uma redução física de 55% nas emissões de CO2 de suas operações e pretende diminuí-las em cerca de 90% até 2030.
Ao aderir à iniciativa Science Based Targets (SBTi), a Siemens está alinhada com o principal objetivo do Acordo de Paris, contribuindo para limitar o aquecimento global a 1,5 grau Celsius. Além disso, a empresa está aprimorando sua eficiência no uso de recursos: no exercício fiscal de 2023, implementou medidas que resultaram em uma redução de 15% no que foi destinado a aterros em comparação com 2021.
Em outra frente, o Relatório revela que houve avanços significativos na promoção da equidade dentro da empresa. Antes mesmo da meta de 2025, a Siemens aumentou a representação de mulheres em cargos de liderança. No exercício fiscal de 2023, elas ocupavam 31% desses cargos, em comparação com 23% no ano base de 2020. “Esse progresso foi impulsionado, entre outras coisas, pelo Programa Global de Equidade da empresa, focado em igualdade de direitos e tratamento equitativo em processos de candidatura e promoções. No geral, as mulheres representavam cerca de 27% da força de trabalho global da Siemens AG no exercício de 2023.
Foto: Adobe Stock