Sika anuncia a entrada da marca nas plataformas de venda on-line
Texto: Redação Revista Anamaco
O relatório da Mastercard SpendingPulse, indicador de vendas do varejo, que inclui pagamentos de todos os tipos em uma série de mercados globais, mostra que as vendas via e-commerce no Brasil apresentaram crescimento de 75% em 2020 em comparação ao ano anterior. E isso se deu, sobretudo, após o início da necessidade de fechamento do comércio para incentivar o isolamento social por conta da pandemia de coronavírus.
Nesse cenário, as movimentações do mercado da construção civil têm grande representação. Impulsionada por prover qualidade e praticidade para seus consumidores, a Sika entendeu esse como o momento ideal para colocar em prática um desejo antigo, o de promover vendas on-line em marketplaces próprios. "Esse assunto já era pauta nos comitês de marketing Latam, que realizamos a cada três meses. Enxergávamos a necessidade de dar mais ênfase à entrada da marca nas plataformas de venda on-line. Com a pandemia, a Sika, assim como a maioria das empresas ao redor do mundo, decidiu acelerar esse processo", conta Rodrigo Silva, gerente de E-Commerce Latam da empresa.
Dessa forma, a marca está presente na Amazon, Mercado Livre, Lojas Americanas, Submarino, Shoptime, Extra, Ponto Frio e Casas Bahia. "Também temos a venda dentro do nosso site, que é atendida através dos nossos lojistas, com a finalidade de alavancar o comércio on-line deles e, consequentemente, a nossa relação B2B", complementa.
O executivo revela que, a longo prazo, a expectativa da marca é alta, pretendendo crescer em até 50% com as vendas nas plataformas. "Nesses primeiros anos de trabalho, estimamos que o faturamento das vendas on-line fique em torno de 2% do total, podendo atingir 5% em até três anos. Seria o equivalente a 1% das vendas realizadas no varejo tradicional. Contudo, trabalharemos, fortemente, com as ferramentas de marketing para elevarmos essa estatística", pontua.
Segundo ele, a marca, que já tem forte presença nos home centers, elaborará estratégias de vendas diferentes em seus marketplaces, desde os produtos disponíveis nas plataformas, categorização das soluções oferecidas e, até mesmo, em relação às ações promocionais. "Estamos estudando toda a jornada de compra do público potencial e vamos aplicar estratégias omnichannel, ou seja, colocando o consumidor no centro de todas as nossas ações e comunicação", finaliza Silva.
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