Sika investe na proteção dos colaboradores da indústria com campeonato interno - Revista Anamaco

Empresas

Sika investe na proteção dos colaboradores da indústria com campeonato interno

Texto: Redação Revista Anamaco

O Dia Nacional de Prevenção a Acidentes de Trabalho, celebrado hoje, 27 julho, alerta para os cuidados com o bem-estar de funcionários e colaboradores no meio laboral. Estimativas globais da Organização Internacional do Trabalho (OIT) indicam cerca de 2,9 milhões de mortes anuais devido a acidentes de trabalho.
Além disso, dados conjuntos da OMS/OIT revelam que as doenças profissionais foram responsáveis por 81% de todas as mortes relacionadas com o trabalho e 19% devido a acidentes ocorridos no local de trabalho.
No Brasil, o Observatório Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho aponta para 392,6 mil notificações ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) relacionadas a trabalho, em 2022. Nesse cenário, a construção civil é uma das atividades econômicas que mais registrou acidentes. Foram mais de 40 mil, de acordo com a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT). “Pelo fato de a construção civil ser um dos segmentos de maior risco a acidentes, a prevenção é, sem dúvida, a forma mais segura de evitá-los. A data é importante para alertar os parceiros que estão na ponta do processo diretamente na obra, mas também fazemos nossa lição de casa internamente”, afirma Adrison Souza, gerente de Health and Safety Policy (HS) da Sika - em português, Política de Saúde e Segurança.
O especialista conta que a companhia passou a adotar uma série de ações com o intuito de alertar não só os seus colaboradores, mas também, familiares e parceiros, sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho. Entre as iniciativas destacadas, estão ações de saúde e segurança preventiva em escolas da rede pública, voltado para crianças de seis a 12 anos de idade. “Acreditamos que as crianças, no futuro, poderão ser os multiplicadores de ações preventivas”, ressalta Souza.
Outra ação de implementada pela empresa, mas dentro de suas fábricas, é Campeonato Brasileiro de Segurança, que mobilizou todas as plantas do País. “Desenvolvemos um novo formato de auditoria, onde, quanto maior for a participação dos funcionários, mais pontos a planta participante acumula. Ao final do Campeonato, divulgamos as unidades campeãs e vices de cada uma das duas chapas competidoras”, conta.
Souza lembra, ainda, que, desde agosto do ano passado, a companhia não registra nenhuma ocorrência de acidentes com afastamento em nenhuma das suas 16 unidades no Brasil.

 

Foto: Freepik/Divulgação

 

Sika investe na proteção dos colaboradores da indústria com campeonato interno
Compartilhe esse post:

Comentários