Sika patrocina, em março, o 1º Fórum da Mulher na Impermeabilização
Texto: Redação Revista Anamaco
Acontece em São Paulo, no dia 14 de março, no auditório Villa Lobos, o 1º Fórum da Mulher na Impermeabilização, promovido pelo Instituto de Brasileiro de Impermeabilizante (IBI). O evento deverá reunir engenheiros, arquitetos e demais profissionais do segmento da construção civil para discutir temas relacionados à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), produtos normalizados, pesquisas na área, projetos de impermeabilização, controle tecnológico e fiscalização, sobretudo na área de pesquisa e desenvolvimento do setor.
Além disso, também terá destaque a participação das mulheres no segmento de impermeabilização e na obra, cujos temas serão apresentados exclusivamente por mulheres que já atuam no setor, com objetivo de estimular os profissionais a ampliar cada vez mais sua participação no mercado.
A Sika, além de ser uma das patrocinadoras do evento, terá como representante a arquiteta consultora técnica Flavia Baldini, que irá abordar o tema “Controle Tecnológico” para falar sobre as expectativas das pessoas quanto à impermeabilização e a relação do controle da qualidade dos produtos na fábrica e do controle da impermeabilização na obra, antes, durante e depois da aplicação para se alcançar os resultados desejados.
Um dos objetivos do evento é diminuir a grande disparidade e, muitas vezes, o preconceito, sofrido pelas mulheres na construção civil em geral. “Falta a presença da mulher na construção civil, inclusive na área de impermeabilização. Mesmo com o crescente aumento na área, especialização e carreira, a construção civil ainda é considerada como masculina, o que dificulta a entrada ou o crescimento das mulheres na carreira. A participação da Sika neste evento, onde falarão apenas mulheres da área, mostra como a empresa está engajada e disposta a lutar e apoiar causas para diminuir/acabar com o preconceito de gênero desse mercado”, afirma Flavia.
A escolha da data para o evento está diretamente relacionada ao mês da mulher, e o IBI vem com seus parceiros, entre eles a Sika, reforçar essa transformação dentro do segmento.
A mudança de estrutura e, também, cultura da posição da mulher na construção civil, faz desse Fórum um importante canal de visibilidade e igualdade de gênero, como afirma o presidente do IBI Brasil, Jaques Pinto. “Há muitos anos as mulheres têm participado ativamente do IBI, seja como sócias, diretoras ou parte do conselho. Este ano, tivemos a ideia de homenageá-las com este evento único e especial. Ele será feito sob medida para as necessidades das mulheres e sob suas perspectivas. Estamos confiantes que será um sucesso homenageando e reconhecendo a grande contribuição que sempre deram ao IBI e para o segmento de impermeabilização”, finaliza o presidente.
Foto: Adobe Stock