Sinais de melhora
Os brasileiros estão otimistas com a proximidade do Natal. Segundo dados da TeleCheque, a previsão do varejo nacional é positiva para esse final de ano. "Os brasileiros estão honrando muito mais suas compras, negociando melhor as condições de pagamento com os lojistas e encaixando os gastos com a renda mensal. Com isso, o varejo fica mais confiante e oferece mais promoções em valor e prazo aos clientes, garantindo maior rentabilidade aos negócios e uma carteira de clientes mais saudável", explica José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque.
De acordo com a última pesquisa da empresa, do total de cheques emitidos em outubro, 97,76% foram honrados, 1,15% a mais que o mesmo período de 2008. "Conquistamos o maior índice de bons pagadores desde janeiro de 2008, comprovando que os brasileiros estão mais conscientes na hora de fazer as compras", destaca Praxedes.
Na comparação mês a mês, houve um crescimento de apenas 0,01% em relação a setembro, porém significativo uma vez que o País acaba de retomar os patamares pré-crise. Diante desse quadro, a TeleCheque espera uma aumento no poder de compra e mais oportunidades de emprego no País. "Com a nova postura dos consumidores brasileiros, acreditamos que, cada vez mais, eles vão negociar prazos e parcelas mais adequadas aos seus rendimentos para não perder o poder de crédito. Paralelo a isso, com o maior número de vendas, os lojistas tendem a expandir os negócios e/ou ampliar os estoques das lojas atuais, gerando assim, novas oportunidades de emprego, mais descontos e parcelamentos mais longos", explica o vice-presidente.